36. O PE intervém na PESC (Política Externa e de Segurança Comum) ?

Nos seus debates, o Parlamento Europeu atribui uma grande importância à PESC (Política Externa e de Segurança Comum) e à PCSD (Política Comum de Segurança e Defesa), nomeadamente no âmbito da sua Comissão dos Assuntos Externos, dos Direitos do Homem, da Segurança Comum e da Política de Defesa.

A Presidência do Conselho consulta o Parlamento Europeu sobre os principais aspectos e as opções fundamentais da política externa e de segurança comum e zela por que as opiniões do Parlamento Europeu sejam devidamente tomadas em consideração.  O Parlamento Europeu é regularmente informado pela Presidência e pela Comissão sobre a evolução da política externa e de segurança da União.  O PE debate ainda o relatório do Alto Representante da União para a Política Externa e de Segurança Comum (PESC), cargo criado pelo Tratado de Amesterdão.

O Parlamento Europeu pode dirigir perguntas ou formular recomendações ao Conselho e procede anualmente a um debate sobre os progressos realizados na execução da política externa e de segurança comum.

O Parlamento debate e analisa as operações do Serviço Europeu de Acção Externa (SEAE) e reúne com os seus principias responsáveis.