Serviços postais: Comissão propõe abertura total do mercado até 2009

18 de Outubro, 2006
A Comissão Europeia apresentou uma proposta com vista à total abertura à concorrência dos mercados dos serviços postais da UE até 2009, em conformidade com o prazo previsto na Directiva Serviços Postais em vigor.

Baseando-se em estudos exaustivos, a Comissão é de opinião que esta é melhor forma de manter o serviço universal, melhorando, ao mesmo tempo, a qualidade e aumentando as possibilidades de escolha dos consumidores e das empresas da UE.

Com a total abertura do mercado, os operadores nacionais irão deixar de ter o monopólio da correspondência com um peso inferior a determinado limite (actualmente, um máximo de 50 gramas), que constitui a designada «área reservada».

Os Estados-Membros poderão escolher de entre uma série de meios para financiar a prestação do serviço universal ou optar por repartir a obrigação de serviço universal pelos operadores. A proposta dá clarificações adicionais quanto à forma de o fazer. A nova directiva de alteração proposta constitui a última etapa de um longo processo de reforma, durante o qual foram já abertas à concorrência, com resultados muito positivos, grandes áreas dos mercados postais da UE.

Download do documento