Europa em Directo

Todos sabemos bem que há um défice de informação relativamente às questões europeias.

Com o "Europa em Directo" passa a dispor em formato digital um conjunto de informação sobre as diferentes temáticas da UE, tais como notícias, actas e resumos de reuniões oficiais, dados estatísticos, relatórios ou outros documentos oficiais de todas as instituições europeias.

As informações estão disponíveis, sempre que possível em português, ou numa das línguas oficiais da União Europeia, preferencialmente inglês e francês.

Abaixo poderá verificar os temas abrangidos pela "Europa em Directo" e seleccionar as áreas consoante os seus interesses.

Se pretender receber o Europa em Directo pode inscrever-se aqui


21-03-2006

Promoção dos produtos agrícolas europeus fora da UE

A Comissão Europeia aprovou medidas de informação e de promoção dos produtos agrícolas europeus nos países terceiros, nomeadamente nos Estados Unidos, no Canadá, na Rússia, na Austrália, no Japão, na China, na Índia, no Brasil, na Noruega e na Suiça.

Os produtos são dos mais variados, desde vinho, queijos, frutas e azeitonas.

Trata-se de um investimento comunitário de 8,2 milhões €.

Download do documento


20-03-2006

EUROSTAT: custo da mão-de-obra aumentou 2.4% na zona euro e 2.9% na UE dos 25.

O custo horário da mão-de-obra aumentou 2.4% na zona Euro e 2.9% na UE dos 25 durante o quarto trimestre 2005, comparativamente com o mesmo período do ano anterior.

Saiba mais sobre o aumento dos salários na UE durante o ano de 2005.

Download do documento


20-03-2006

Assinaturas digitais com problemas de aplicação nos Estados-Membros

A Comissão Europeia publicou um relatório sobre a utilização das assinaturas digitais nos 25 Estados-Membros.

O relatório demonstra que existe uma certa relutância em usar a assinatura digital, o que trava o crescimento das trocas comerciais de bens e serviços realizadas através da Internet.

No entanto, a utilização crescente dos Bilhetes de Identidade electrónicos e o recurso às administrações públicas através da Internet, deveriam confirmar a importância das assinaturas digitais.

Download do documento


20-03-2006

Primavera da Europa 2006 : a juventude europeia chamada a debater o seu futuro

Pelo quarto ano consecutivo, a rede dos Ministérios da Educação (European Schoolnet) organiza, em colaboração com a Comissão Europeia, a iniciativa « Primavera da Europa », que se destina a sensibilizar os jovens para as questões europeias.

Entre 21 de Março e 9 de Maio de 2006, serão organizadas actividades nos estabelecimentos de ensino dos Estados-Membros e dos países aderentes e de outros países europeus (Noruega, Bósnia e Herzegovina, Suíça, etc.) sob o tema « Debater o nosso futuro ».

Saiba mais aqui.

Download do documento


20-03-2006

Comissão Europeia inicia consultas sobre Directiva "Construção civil"

As normas técnicas relativas aos produtos e materiais usados na construção civil são de uma grande complexidade.

No entanto, a construção civil representa mais de 3% do PIB europeu.

Com vista à simplificação e clarificação da legislação comunitária existente sobre esta matéria, a Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre a Directiva relativa à construção.

Download do documento


18-03-2006

Parlamento Europeu: Preocupação com situação política na Bielorússia

No seguimento dos últimos acontecimentos ocoridos durante a campanha presidencial na Bielorússia, a Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu deplorou a detenção de vários membros da oposição, de jornalistas e de militantes de ONG.

Download do documento


18-03-2006

União Europeia cria uma rede de luta contra as resistências aos antibióticos.

Uma nova rede científica foi hoje lançada no âmbito de um Programa-Quadro europeu de Investigação & Desenvolvimento.

Trata-se de estudar os problemas que decorrem das resistências aos antibióticos no tratamento de algumas doenças.

Esta nova rede, chamada GRACE, vai reúnir 17 grupos universitários de investigação em 9 Estados-Membros diferentes.

Download do documento


17-03-2006

Comissão Europeia: Migrações e Desenvolvimento

Discurso do Vice-presidente Franco FRATTINI
Comissário Europeu responsável pela área da Justiça, Liberdade e Segurança :
“Migration and development: challenges and opportunities”

Brussels, 16 March 2006

Download do documento


16-03-2006

Erasmus: os intercâmbios universitários continuam em plena expansão, sobretudo nos novos Estados-Membros.

No período 2004/2005, o número total de estudantes Erasmus aumentou de 6% em relação ao período anterior e de 13% para os professores.

Nos novos Estados-Membros, este aumento foi ainda mais significativo, atingindo 36% para os estudantes e 77% para os professores.

Conheça agora os números de estudantes e professores que beneficiaram do Programa Erasmus em Portugal.

Download do documento


16-03-2006

Parlamento Europeu: Programa de Acção Europeu para a saúde.

Qual o papel que a União Europeia pode desempenhar na área da saúde?

Para o Parlamento Europeu, é um papel complementar muito importante em relação ao dos Estados-Membros.

Na sua opinião, os cidadãos europeus têm muito a ganhar com o novo programa de acção comunitária na área da saúde, com uma duração de sete anos.

Download do documento


16-03-2006

Parlamento Europeu: Reestruturações não devem ser sinónimo de recuos sociais

O Parlamento Europeu pretende recolocar a questão das reestruturações na agenda da União Europeia, bem como as suas ligações com o emprego e o diálogo social nas empresas, tanto ao nível da UE como a nível nacional.

Download do documento


16-03-2006

Parlamento Europeu: protecção das denominações de origem e das especialidades regionais

A denominação de origem protegida, a indicação geográfica protegida e a especialidade tradicional garantida são utilizadas para valorizar e proteger os produtos alimentares europeus contra imitações indevidas.

Para além disso, ajudam os consumidores nas suas escolhas, fornecendo-lhes informações sobre as características específicas desses produtos. O Parlamento Europeu recomenda que o registo seja publicado na Internet e que os símbolos sejam diferenciados por meio de códigos de cores.

Download do documento


15-03-2006

Parlamento Europeu: Iniciativas para acabar com o tráfico sexual

O Parlamento Europeu condenou firmemente o tráfico de seres humanos para fins sexuais, especialmente de mulheres e crianças. Na resolução hoje aprovada, no seguimento do seminário organizado na semana passada sobre a prostituição forçada no âmbito de eventos desportivos mundiais, os deputados propõem estratégias para lutar contra este problema e sugerem a realização de uma campanha de sensibilização à escala europeia para informar o público e reduzir a procura.

Download do documento


15-03-2006

Dia mundial do consumidor: protecção dos consumidores e exercício dos seus direitos.

No dia mundial dos consumidores, o Comissário Europeu, Markos Kyprianou, responsável pelas áreas da saúde e da protecção dos consumidores, sublinhou o papel da UE em assegurar o respeito dos direitos dos consumidores.

Download do documento


14-03-2006

Apoio às PME: Comissão Europeia quer facilitar transmissão de empresas

Milhares de PME economicamente viáveis desaparecem todos os anos por não serem encontradas soluções para a transmissão da empresa. São cerca de 690.000 empresas, que representam 2,8 milhões de postos de trabalho por ano.

Acresce que os empresários de PME estão a envelhecer e prevê-se que 1/3 deles entre na reforma nos próximos 10 anos.

A Comissão Europeia apresentou um conjunto de soluções que visam facilitar a transmissão dessas PME, nomeadamente através de incentivos fiscais à transmissão, condições financeiras apropriadas e campanhas de sensibilização.

Esta iniciativa inscreve-se na nova estratégia da Comissão Europeia para a promoção das PME, do crescimento e do emprego na UE.

Download do documento


14-03-2006

Parlamento Europeu: empresas que deslocalizam não devem beneficiar da ajuda financeira da UE

O Parlamento Europeu quer que a Comissão Europeia penalize as empresas que, tendo beneficiado de uma ajuda financeira da UE, deslocalizam as suas actividades no prazo de sete anos a contar da atribuição da ajuda.

As práticas que não contribuem para a coesão económica nem para os objectivos estratégicos de pleno emprego, com as deslocalizações susceptíveis de acarretar perdas de postos de trabalho, não devem ser apoiadas financeiramente pela UE, insistem os deputados.

Download do documento


14-03-2006

Parlamento Europeu: Instrumento de Preparação e de Resposta Rápida a Emergências Graves

As recentes catástrofes naturais, como as secas graves em Espanha e Portugal e os incêndios que destruíram quase 180 mil hectares de floresta no nosso país, mostram que o reforço do mecanismo comunitário de protecção civil deve ser um objectivo imediato, antes que ocorram outros desastres.

O apelo é feito num relatório hoje aprovado no Parlamento Europeu, em processo de consulta. O quadro financeiro indicativo para a implementação do instrumento é de 278 milhões de euros para 2007-2013.

Download do documento


14-03-2006

Parlamento Europeu: Situação do sector europeu do calçado um ano após a liberalização

Intervenção do Comissário Europeu Peter Mandelson no âmbito do debate da pergunta oral apresentada sobre a situação do sector europeu do calçado.

A pergunta oral visa apurar se a Comissão Europeia tenciona adoptar novas iniciativas a nível internacional para defender o sector do calçado do comércio desleal, à semelhança do que aconteceu com os têxteis.

Download do documento


14-03-2006

Parlamento Europeu: Deputados querem suspensão de jogos de futebol por incidentes racistas

O Parlamento Europeu convidou hoje a UEFA e todas as restantes entidades organizadoras de competições de futebol a nível europeu a fazerem tudo o que esteja ao seu alcance para que os árbitros disponham da possibilidade de interromper ou suspender desafios caso se registem graves incidentes de cariz racista.

Download do documento


13-03-2006

Primeira Conferência Europeia sobre o diálogo social

Inicia-se hoje em Bruxelas a primeira Conferência Europeia sobre o diálogo social que reúne os representantes sindicais e patronais de 31 sectores de actividade.

O tema da Conferência consiste na análise do papel dos parceiros sociais na resolução de diversos problemas a nível europeu, tais como as deslocalizações, as restruturações, a falta de qualificação profissional e as modificações demográficas.

Download do documento


10-03-2006

Acordo da UE com os EUA sobre os vinhos

A União Europeia e os Estados Unidos assinaram hoje em Londres um acordo bilateral sobre o comércio de vinhos do qual resultarão importantes benefícios para os produtores da União.

O acordo, aprovado pelos ministros da agricultura da União Europeia em Dezembro de 2005 após 20 anos de negociações, contribuirá para que os viticultores comunitários possam consolidar o êxito de que gozam actualmente nos Estados Unidos, que são, de longe, o maior mercado de exportação da União Europeia.

Download do documento


10-03-2006

Relatório sobre a coexistênciade culturas OGM com culturas convencionais e biológicas.

A Comissão Europeia publicou um Relatório sobre a aplicação de medidas nacionais sobre a coexistência de culturas geneticamente modificadas com culturas convencionais e biológicas.

A principal conclusão deste relatório é que, nesta altura, não se justifica a adopção de legislação europeia dada a limitada experiência dos Estados-Membros sobre a matéria.

Download do documento


10-03-2006

Agenda da Sessão Plenária do Parlamento Europeu (Março 2006)

De 13 a 16 de Março de 2006, Os Deputados ao Parlamento Europeu reúnem-se em sessão plenária (Estrasburgo).

Da agenda dos trabalhos constam, entre outros, os seguintes pontos:

• Preparação do Conselho Europeu da Primavera
• Sessão solene com o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas
• Prostituição forçada
• Instituto Europeu da Igualdade entre Homens e Mulheres
• Instrumento de Preparação e de Resposta Rápida a Emergências Graves
• Protecção das denominações de origem e das especialidades regionais
• Pesca mais amiga do ambiente… e dos pescadores
• Pobreza e a exclusão social
• Reestruturações e deslocalizações de empresas
• Situação do sector europeu do calçado um ano após a liberalização
• Livre circulação de trabalhadores e períodos de transição
• Alargamento: qual a capacidade de absorção da UE?
• Programa de Acção Comunitária no domínio da Saúde pública
• Programa de Acção Comunitária no domínio da Defesa do Consumidor
• Estratégia da UE sobre o mercúrio
• 4º Fórum Mundial da Água: que políticas para a gestão dos recursos hídricos?
• i2010 – Uma Sociedade da Informação Europeia

Para mais informação, ver a Perspectiva da Sessão Plenária em anexo.

Download do documento


09-03-2006

Restabelecimento da viabilidade económica das frotas de pesca europeias

A Comissão Europeia adoptou hoje uma comunicação sobre as formas de melhorar a situação económica do sector das pescas.

O documento analisa as causas das dificuldades económicas com que actualmente se deparam algumas frotas de pesca europeias, pioradas pelo recente aumento do preço dos combustíveis, esboçando possíveis medidas para resolver essa situação.

A Comissão começa por indicar o tipo de auxílios de emergência e à reestruturação que os Estados-Membros poderão conceder, de acordo com as regras relativas aos auxílios estatais, para ajudar as empresas em dificuldade a ajustarem as suas actividades e a restabelecerem uma melhor base económica, centrando-se depois nas medidas de longo prazo que serão necessárias para favorecer o restabelecimento de uma situação de rentabilidade sustentada para o conjunto do sector das pescas europeu.

Download do documento


09-03-2006

Auxílios estatais: redução da burocracia para as ajudas de baixo valor.

A Comissão Europeia propõe a simplificação dos procedimentos aplicáveis aos auxílios estatais de baixo valor, nomeadamente abrindo excepções à obrigação dos Estados-Membros notificarem as suas ajudas à Comissão Europeia.

O regime vigente prevê que os subsídios inferiores a 100.000 € não são considerados como auxílios estatais e isentos do processo de notificação. A actual proposta prevê que este montante mínimo seja doravante 150.000€

Abre-se agora um período de consulta dos Estados-Membros para apresentarem as suas observações.

Em anexo, o comunicado de Imprensa e um documento de "Perguntas Mais Frequentes" sobre os auxílios estatais.

Download do documento