Carlos Coelho afirma: "É tempo do Conselho agir e agir bem!"

O Parlamento Europeu, debateu hoje em Bruxelas, as conclusões do Conselho "Justiça e Assuntos Internos" sobre a migração (14 de Setembro de 2015).

Na sua intervenção, Carlos Coelho começou por frisar que "uma vez mais o Conselho falhou! Precisamos de uma solução europeia e solidária e vários Estados-Membros olham para dentro de cada um de si e parecem reféns da retórica radical e populista. Perante uma situação de emergência decidem continuar a debater passado um mês e só após o escândalo público se convoca uma reunião extraordinária para a próxima semana".

O Deputado ao Parlamento Europeu notou porém que "a Comissão tem correspondido bem. Foi corajosa e soube ouvir o que a realidade exige e há muito este Parlamento pede".

Relativamente à reintrodução dos controlos na fronteira entre a Alemanha e a Áustria, o Social-democrata sublinhou "tratar-se de uma decisão respeitável de quem está a dar o exemplo acolhendo mais refugiados do que todos os outros. Importa recordar: reintroduzir controlos, não é fechar fronteiras!" E há quem reintroduza controlos para melhorar a recepção dos refugiados e os que o fazem para dificultar os acessos, fechar as fronteiras e atacar a livre circulação de Schengen.

Para Carlos Coelho "Schengen não é ameaçado pelos refugiados, Schengen está a ser ameaçado pelo aproveitamento político de alguns governos e pela inacção do Conselho".

Carlos Coelho concluiu afirmando: "A Europa precisa de uma resposta à altura das suas responsabilidades. Parlamento e Comissão concordam. É tempo do Conselho agir e agir bem"!