Carlos Coelho apoia investigações à FIFA

A integridade das organizações desportivas é essencial, uma vez que tanto o desporto profissional como o desporto amador desempenham um papel fundamental na promoção da paz, no respeito dos direitos humanos e da solidariedade a nível mundial, trazem à sociedade benefícios para a saúde e para a economia e são essenciais na chamada de atenção para os valores culturais e educativos fundamentais, bem como na promoção da inclusão social.

Infelizmente, durante vários anos a FIFA funcionou como uma organização inimputável, opaca e manifestamente corrupta e as recentes detenções confirmam que a fraude e a corrupção na FIFA são sistemáticas.

Carlos Coelho "considera necessário que a Comissão e os Estados-Membros tomem medidas para combater todo e qualquer indício de actos de corrupção cometidos por funcionários da FIFA ou das Federações nacionais de futebol no território da UE".

Por outro lado, o Deputado "defende que a cooperação policial na Europa deve ser reforçada através da constituição de equipas de investigação conjuntas e de uma maior cooperação entre autoridades judiciais".

O Social-democrata lembrou ainda que "é igualmente fundamental que todos os países candidatos a acolher grandes eventos desportivos respeitem, em todas as actividades relacionadas com a organização e a realização do evento, as normas internacionais em matéria de Direitos fundamentais".