Carlos Coelho condena situação dramática na Síria

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Estrasburgo, uma Resolução sobre a Síria.

A guerra civil que assola o território Sírio e a escalada de violência que se tem assistido nos últimos dias, em especial na cidade de Alepo, colocam este país na maior crise humanitária da actualidade.

Carlos Coelho, Membro do Intergrupo dos Direitos das Crianças condenou “veementemente os ataques que têm sido perpetrados contra civis que têm afectado de forma peculiar mulheres e crianças indefesas que estão a ser privadas de alimentos, água potável, material médico sendo-lhes negado, devido ao cerco à cidade, que a ajuda humanitária chegue. Só na última semana de Setembro, foram mortas 96 crianças em bombardeamentos, de acordo com os registos da Unicef sendo metade dos feridos que chegam aos hospitais e outros centros de tratamento da zona Leste da cidade são crianças (segundo a organização Save the Children)”.

A escalada das hostilidades na Síria, sobretudo em Alepo, cidade que foi submetida a pesados bombardeamentos aéreos, incluindo ataques contra infraestruturas médicas tendo-se registou uma deterioração rápida e dramática, apesar dos esforços envidados pela comunidade internacional para fazer cessar as hostilidades.

Para o social-democrata “é vital que as partes autorizem os corredores humanitários sendo de condenar os recentes ataques a um comboio de ajuda humanitária e um entreposto do Crescente Vermelho que consubstanciam violações graves do direito internacional humanitário e constituem eventuais crimes de guerra” tendo defendido também que a UE e todos os actores políticos mundiais devem envidar esforços para encontrar uma solução de Paz para a Síria e um rápido cessar das hostilidades.

Ao concluir Carlos Coelho não quis deixar de expressar uma palavra de apoio aos trabalhadores humanitários no terreno e às famílias dos falecidos.