Carlos Coelho e José Manuel Fernandes defendem mais apoio ao programa Odysseus para o relançamento do Serviço Voluntário Europeu

Carlos Coelho assinou hoje em Bruxelas, em conjunto com outros Deputados de vários grupos políticos, entre eles o português José Manuel Fernandes, uma Declaração Parlamentar Escrita sobre “o apoio ao programa Odysseus para o relançamento do Serviço Voluntário Europeu”.

O voluntariado europeu contribui diretamente para fortalecer a cidadania europeia. No entanto, há uma necessidade urgente de desenvolver adicionalmente este conceito, sobretudo em tempos de crise, enquanto pedra basilar do processo de integração e elemento fundamental para promover o sentimento de união, a amizade e a solidariedade na Europa e com países terceiros.

</Titre>Os Deputados lembram que “o Serviço Voluntário Europeu (SVE), que também faz parte do programa Erasmus+ e celebra o seu 20.º aniversário em 2016, reveste-se de importância fundamental para o desenvolvimento de uma nova geração de cidadãos europeus empenhados. Porém, o SVE não é suficientemente bem conhecido e a participação neste programa é complexa. O SVE deveria ser diretamente acessível e mais solicitado, receber financiamento adicional, dispor de vagas suplementares, ser orientado para a aprendizagem de valores europeus e universais, bem como de competências pessoais e profissionais, e ser adequadamente incentivado”.

Nesse sentido, os Deputados “Instam a Comissão e o Conselho a ponderarem iniciativas que promovam uma melhor utilização do SVE, nomeadamente com base na recente proposta relativa ao Odysseus”.

Uma Declaração Parlamentar Escrita é um mecanismo que permite, mesmo na ausência de um debate, que mais de metade dos Deputados mandatem o Presidente do Parlamento a exprimir em nome deste, as preocupações que constam no seu texto.