Carlos Coelho exige maior controlo das fronteiras externas

Decorreu hoje em Estrasburgo a primeira reunião de trabalho entre o Comissário Avramopoulos (responsável pela Migração, Assuntos Internos e Cidadania) e o Deputado Carlos Coelho, Presidente da Task Force do Parlamento Europeu para Schengen.

O Deputado português reclamou melhorias claras no controlo das fronteiras externas e um funcionamento mais ágil do Mecanismo de Avaliação de Schengen. Carlos Coelho afirmou que “detectados problemas nas fronteiras externas e uma má aplicação das regras de Schengen, há que identificar a raiz dos problemas e adoptar rapidamente medidas de correcção. E no que respeita aos controlos na Áustria, Alemanha, Dinamarca, Suíça e Noruega, o problema resulta da falta de solidariedade na crise dos refugiados. O que é inaceitável é adiar as soluções e prejudicar a livre circulação multiplicando os controlos nas fronteiras internas”.

O presidente da Task Force apoiou o programa da Comissão Europeia de "regressar a Schengen" mas lamentou os atrasos, “a Comissão não vai cumprir o seu calendário, as fronteiras vão manter-se fechadas para lá de Dezembro. Isto é tão mais grave quando vemos a multiplicação dos muros e vedações como os que estão a ser construídos pelo governo da Hungria”.

Carlos Coelho e Dimitris Avramopoulos debateram variados temas da actualidade política europeia tais como os efeitos do Brexit na situação dos cidadãos europeus residentes no Reino Unido, em particular dos Portugueses, bem como a nova Agência Europeia do Asilo, os documentos confidenciais relativos à segurança das fronteiras europeias e as fórmulas concretas de cooperação entre a Comissão e o Parlamento no escrutínio democrático de Schengen.