Carlos Coelho preocupado com a situação dos Direitos Humanos na Rússia

O Parlamento Europeu aprovou hoje em Estrasburgo, uma Resolução relativa ao assassínio do líder da oposição russo Boris Nemtsov e o estado da democracia na Rússia, que contou com o apoio do Eurodeputado Carlos Coelho.

Para o Carlos Coelho " ao longo dos últimos anos a situação dos direitos humanos na Rússia tem vindo a degradar-se e as autoridades russas têm adoptado um conjunto de leis com disposições ambíguas, utilizadas para impor mais restrições à oposição e aos agentes da sociedade civil e limitar a liberdade de expressão e reunião".

Desde 1998 temos assistido na Rússia a um número crescente de assassínios por motivos políticos e mortes suspeitas, culminando recentemente com o assassínio de Boris Nemtsov nas proximidades do Kremlin dois dias antes de uma manifestação que estava a organizar e que deveria realizar-se a 1 de Março de 2015.

Tendo em conta a situação preocupante que se vive na Rússia, Carlos Coelho defende " uma política da UE em relação à Rússia firme, coerente e abrangente subscrita pelos 28 Estados-Membros, que vincule uma mensagem comum firme sobre o papel dos direitos humanos nas relações UE/Rússia e a necessidade de pôr termo à repressão da liberdade de expressão, de reunião e associação na Rússia, bem como a libertação imediata de todos os presos políticos.

Por outro lado, o social-democrata defendeu "a necessidade de uma investigação internacional independente relativa ao assassinato de Boris Nemtsov."