Carlos Coelho quer mais eficácia na partilha de informações

Carlos Coelho participou hoje na reunião da Comissão de Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos (LIBE) que contou com a presença de Julian King, Comissário Europeu da União da Segurança. Nesta reunião, marcada pela discussão sobre a partilha de informação entre polícias da União, o Deputado social-democrata associou-se ao momento de luto pelos acontecimentos de Londres, da tarde de 22 de Março, manifestando a sua solidariedade com os cidadãos britânicos, o Reino Unido e o seu Parlamento.

Na sua intervenção, o Eurodeputado abordou a questão da interoperabilidade, referindo que “temos de tomar decisões sobre os instrumentos que estão em discussão. Não faz sentido começar a discutir interoperabilidade ou mais sistemas de informação, quando é mais útil tirar partido e melhorar os sistemas que já possuímos”. Acrescentou, a este propósito, que “temos de ser pragmáticos: é através da melhoria dos instrumentos que já temos à nossa disposição que damos mais segurança aos nossos cidadãos”.

Em declarações, à saída da reunião, Carlos Coelho abordou os ataques de Londres: “Transmito a minha solidariedade ao povo britânico. Estamos todas as horas a receber nova informação, mas apelo a uma abordagem séria”. Lembrou ainda que “o Reino Unido não está em Schengen, controla as suas fronteiras, tem uma das capitais mais vigiadas no mundo e está fora de muitos dos instrumentos de cooperação policial e judicial da União. Com o Brexit perderão o pouco em que participam”.