Carlos Coelho: "Temos de fazer face à urgência, não descurando o futuro"

O Parlamento Europeu deu hoje o seu consentimento à proposta de decisão do Conselho que estabelece medidas provisórias para recolocação de 120.000 refugiados neste momento na Hungria, Itália e Grécia.

Carlos Coelho a este propósito salientou que "a despeito da actuação do Estado húngaro, que muito tem deixado a desejar no que respeita ao acolhimento de refugiados, a Comissão propôs que fosse também abrangido pela solidariedade europeia. O Parlamento Europeu concordou com esta abordagem e, reconhecendo uma vez mais a emergência humanitária, deu o seu consentimento no mais curto espaço de tempo possível".

O Deputado ao Parlamento Europeu, reconhecendo que "este mecanismo pode ser provisório e não ser o suficiente, mas é essencial que a ajuda comece a chegar ao terreno", lembrou também que "nas próximas semanas será discutido a criação de um mecanismo permanente e com quotas obrigatórias. Serei intransigente na sua defesa. Temos de fazer face aos desafios urgentes, mas não descurando o futuro. E isso também significa dotar a Europa de melhores instrumentos para fazer face a novas crises".