Casamentos Forçados: É preciso agir em defesa das crianças!

O Parlamento Europeu debateu hoje uma pergunta oral sobre casamentos forçados de raparigas a colocar à Comissão Europeia.

Carlos Coelho começou por lembrar os dramáticos números desta realidade "Nos países em desenvolvimento, uma em cada três raparigas casam antes dos dezoito anos e uma em cada nove casam antes dos quinze anos. Estima-se que entre 2004 e 2014 cem milhões de raparigas foram obrigadas a casar antes dos dezoito anos. O mundo, e a União Europeia em particular, não pode ficar indiferente a que estas crianças percam a sua infância precocemente e contra sua vontade".

O Social-democrata reiterou ainda que "os Direitos das crianças, consagrados na Carta Europeia dos Direitos Fundamentais da União Europeia, têm de ser uma prioridade. Assim, é dever da União estimular os Estados-Membros na participação dos diversos instrumentos internacionais, como a Convenção de Istambul. Mas é também dever da União reflectir na sua acção externa a defesa destas crianças e dos seus direitos".

Carlos Coelho conclui manifestando o seu apoio à iniciativa e urgindo "a Comissão Europeia a responder rapidamente. Temos de agir. Se não o estamos a fazer, então não há tempo a perder".