Eurodeputado José Manuel Fernandes reeleito coordenador do PPE na comissão dos orçamentos

Deputado do PSD foi eleito hoje, em Estrasburgo, por “unanimidade e aclamação”.

O Deputado ao Parlamento Europeu do PSD, José Manuel Fernandes, foi hoje eleito, “por unanimidade e aclamação”, para coordenador do Grupo do Partido Popular Europeu (PPE) na Comissão dos Orçamentos.

“É uma honra e uma responsabilidade acrescida ter sido reeleito. Encaro esta eleição como um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nestas funções ao longo dos últimos dois anos e meio, ao mesmo tempo que representa uma manifestação de confiança para enfrentarmos e superarmos os grandes desafios que temos pela frente nesta segunda metade do mandato”, afirmou José Manuel Fernandes, no final da votação.

“Os próximos fundos europeus, o alargamento do Plano Juncker e os orçamentos anuais da UE são dossiers relevantes” que o eurodeputado destacou para o seu trabalho de coordenação do grupo.

“Nos próximos dois anos e meio continuarei a dar o meu máximo por Portugal e pela União Europeia”, declarou.

A recondução de José Manuel Fernandes, no cargo de coordenador do maior grupo político do Parlamento Europeu na comissão dos orçamentos, ocorreu esta tarde em Estrasburgo.

A Comissão dos Orçamentos é uma das mais relevantes do Parlamento Europeu e assume, entre outras competências, o quadro financeiro plurianual das receitas e despesas e sistema de recursos próprios da União, o orçamento da União, as actividades financeiras do Banco Europeu de Investimento (BEI), a inscrição do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) no orçamento e o seguimento e avaliação da execução do orçamento.

Como coordenador, o eurodeputado tem a responsabilidade de liderar a negociação entre os diferentes grupos, a distribuição e gestão dos dossiês em análise e discussão.

Neste mandato, o eurodeputado José Manuel Fernandes foi ainda responsável pelo orçamento geral da União Europeia para 2016 e pela negociação do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos – o ‘Plano Juncker’.

2017/01/18