Notícias

Nesta secção encontra um levantamento exaustivo das notas de imprensa dando conta da actividade dos Deputados do GEPSD no Parlamento Europeu, nomeadamente as intervenções em plenário e as explicações de voto.

08-04-2003

Carlos Coelho contra liberalização do cannabis

No âmbito do debate do Parlamento Europeu sobre as drogas, o Deputado Carlos Coelho afirmou não acreditar que um movimento de liberalização das drogas possa ou deva ser a solução para uma luta eficaz contra o crescente problema da droga.


08-04-2003

Programa ERASMUS: Graça Moura defende maior concorrência

No âmbito do debate sobre o Programa ERASMUS World 2004-2008, o Deputado Vasco Graça Moura chamou atenção para os problemas relacionados com a língua, a qualidade do ensino e a reputação das instituições e os programas, a variedade de oferta desses programas, o reconhecimento dos diplomas conferidos no país de origem, a legislação relativa à residência, os custos de matrícula e a disponibilidade das bolsas.


08-04-2003

EUROPOL: Carlos Coelho defende alargamento do mandato mas maior controlo democrático

No debate sobre a Europol, o Deputado Carlos Coelho apoiou o alargamento de competências operacionais na Europol, assim como medidas que garantam quer um controlo democrático, quer um controlo jurisdicional.


08-04-2003

Direito ao Reagrupamento Familiar : Carlos Coelho considera proposta da Comissão um ponto de partida

No debate do PE sobre o Direito ao Reagrupamento Familiar, o Deputado Carlos Coelho considerou que o estabelecimento de normas comuns em matéria de reunificação familiar constitui um elemento importante de uma verdadeira política comum em matéria de imigração.


02-04-2003

Regina Bastos preside a grupo de trabalho sobre reestruturação de empresas

Na sequência da sua denúncia de deslocalização de empresas após a concessão de ajudas financeiras da UE, a Deputada do PSD Regina Bastos foi nomeada Presidente de um grupo de trabalho sobre a reestruturação de empresas e suas implicações no contexto económico e social numa Europa alargada.


01-04-2003

Prestige: Sérgio Marques questiona Conselho e Comissão sobre apoios financeiros

O Deputado Sérgio Marques exigiu um pedido de esclarecimento sobre os apoios financeiros concedidos após a catástrofe do navio Prestige.


28-03-2003

Moreira da Silva denuncia custos sociais e ambientais dos pesticidas

No debate do PE sobre a utilização de pesticidas, o Deputado Jorge Moreira da Silva chamou atenção para os efeitos dos pesticidas para a saúde humana e para o ambiente, exigindo a implementação de métodos alternativos (como a agricultura biológica) ou, pelo menos, de uma utilização fortemente limitada e controlada.


28-03-2003

Moreira da Silva: Encarar a Segurança Nuclear à luz do terrorismo

No debate do PE sobre a segurança nuclear, o Deputado Jorge Moreira da Silva defendeu que a UE deve verificar as condições de segurança das centrais nucleares contra actos premeditados perpetrados na UE e nos Países do Alargamento.


26-03-2003

Reconversão da frota que pescava em Marrocos : Arlindo Cunha pede à Comissão Europeia mais flexibilidade

No âmbito do acordo de pescas com Marrocos, Arlindo Cunha chamou atenção para a excessiva rigidez na aplicação das medidas socio-económicas de compensação aos tripulantes/pescadores.