50 cientistas e investigadores da EurocienciaPT debatem o Horizonte Europa

A rede EurocienciaPT, coordenada por Carlos Coelho, reuniu em Lisboa com o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, o português Carlos Moedas, para debater o futuro programa comunitário de apoio à Ciência. O Horizonte Europa, o nono programa-quadro de apoio à investigação e inovação, sucessor do actual Horizonte 2020, vigorará no período 2021-2027.

Carlos Coelho destacou a importância deste encontro, que reuniu cerca de 50 membros da rede EurocienciaPT (entre investigadores, professores universitários e responsáveis académicos), referindo que “com a apresentação da proposta da Comissão Europeia para o Orçamento Europeu pós-2020 começámos um debate estruturante para o futuro da União: que prioridades para a próxima década? E a melhor notícia foi o anúncio do reforço do investimento na Ciência e na Inovação, designadamente com a transformação do Horizonte 2020 em Horizonte Europa, chegando aos cem mil milhões de euros para o período 2021-2027”. O Deputado ao Parlamento Europeu sublinhou que “este reforço é uma grande vitória do Comissário Carlos Moedas que, agora, tem de construir um programa de apoio à Ciência e Inovação ainda mais importante que o Horizonte 2020”.

O social-democrata, que fundou e coordena a rede EurocienciaPT, recordou que “a criação desta rede de contacto entre cientistas, investigadores e decisores políticos teve como objectivo colocar o mundo da Ciência e o mundo da política em diálogo, mas também defender a excelência da Ciência portuguesa e dos seus actores. Com esta reunião de trabalho reunimos um conjunto de ideias e propostas para a arquitectura do Horizonte Europa e esperamos que esse contributo possa tornar este programa mais apto a ajudar a comunidade científica portuguesa a afirmar-se no plano europeu e mundial”. Carlos Coelho encerrou os trabalhos da reunião, afirmando que “o futuro da Europa está no conhecimento. Precisamos preparar as nossas sociedades e economias para os desafios da digitalização, da inteligência artificial, da robótica, da Internet das Coisas e de realidades tecnológicas em mudança constante e disruptiva. E para isso é fundamental contar com cientistas e investigadores preparados e motivados. A rede EurocienciaPT procura isso mesmo: dinamizar, através do contacto mais permanente e fácil, uma comunidade mais empenhada e conectada entre si, para gerar as sinergias necessárias para a sua afirmação europeia e mundial”.