Textos Diversos

13-02-2018

Pergunta de Carlos Coelho à Comissão Europeia sobre a detenção de crianças não acompanhadas na Grécia

Carlos Coelho assina uma pergunta à Comissão Europeia sobre a detenção de crianças refugiadas e não acompanhadas na Grécia, exigindo o abandono imediato desta prática.


31-01-2018

How to protect former interpreters in conflict zones

Intervenção de Carlos Coelho na conferência "How to protect former interpreters in conflict zones"


12-01-2018

VENEZUELA

Carlos Coelho em editorial da Carta da Europa aborda a grave situação humanitária e de Direitos Humanos que se vive na Venezuela que levou o Parlamento Europeu a atribuir o prémio Sakharov à oposição Venezuelana.


05-12-2017

Comissão Europeia responde a Carlos Coelho sobre a situação na Venezuela

Em resposta a Carlos Coelho, a Alta Representante e Vice-Presidente Federica Mogherini afirma que a UE reitera o seu apoio à procura de uma solução democrática viável para a crise política do país, tendo o Conselho adoptado sanções específicas, deixando a Venezuela de ser elegível para a ajuda bilateral sob a forma de subvenções no âmbito do instrumento de Cooperação para o Desenvolvimento para o período de 2014-2020.


31-10-2017

Resposta da Comissão Europeia à pergunta de Carlos Coelho sobre cancelamentos na Ryanair

Em resposta a Carlos Coelho, a Comissária Violeta Bulc, informa que a Comissão Europeia solicitou a Ryanair que respeitasse plenamente os direitos dos passageiros e dos consumidores, e que em 19 de Outubro de 2017, foram debatidas eventuais acções a adoptar na reunião do Comité de regulamentação das autoridades nacionais, ao abrigo do Regulamento (CE) nº 2006/2004.


26-10-2017

Carlos Coelho assina carta ao Tribunal Penal Internacional sobre violações de direitos humanos na Venezuela

Em carta enviada por vários Deputados ao Parlamento Europeu, assinada também por Carlos Coelho, ao Tribunal Penal Internacional, pede-se uma investigação real e independente às violações de direitos humanos a que se assiste no país


23-10-2017

Carlos Coelho assina carta às instituições europeias sobre o Euro como símbolo da UE

Em carta assinada aos Presidentes do Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Conselho Europeu e Banco Central Europeu, Carlos Coelho subscreve a proposta de incluir a representação de personalidades de referência na história da Europa e do projecto de integração nas notas de Euro.


19-10-2017

Incêndios

Carlos Coelho em editorial da Carta da Europa defende a necessidade de uma força europeia de protecção civil, com meios próprios, que não dependa da boa vontade circunstancial dos Estados-Membros.


18-10-2017

Discurso de Carlos Coelho na abertura do "Meet Your MEP" com autoridades nacionais que trabalham com o 112

No discurso de Carlos Coelho na abertura do evento "Meet Your MEP", promovido em conjunto com a Associação Europeia do Número de Emergência, o Deputado ao Parlamento Europeu apontou as grandes questões do debate sobre o futuro do 112, o Número Europeu de Emergência.


19-09-2017

Carlos Coelho questiona Comissão Europeia sobre cancelamentos na RyanAir

Violação do Direito Europeu dos Consumidores pela RyanAir


01-08-2017

Carlos Coelho assina pergunta à Alta Representante sobre a situação na Venezuela

Carlos Coelho assinou uma pergunta à Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança sobre a situação política na Venezuela


26-07-2017

Resposta da Comissão Europeia à pergunta de Carlos Coelho sobre a performance e segurança do sistema central do SIS

Resposta dos Comissários Europeus Avramopoulos (Migração, Assuntos Internos e Cidadania) e King (União da Segurança) à pergunta do Deputado Carlos Coelho sobre a performance e segurança do sistema central do SIS.


20-07-2017

Resposta da Comissão Europeia à pergunta de Carlos Coelho sobre a manutenção do controlo de fronteiras internas no Espaço Schengen

Resposta do Comissário Europeu para a Migração, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopoulos, à pergunta formulada por Carlos Coelho sobre a justificação para a manutenção do controlo de fronteiras internas de alguns Estados-Membros, no Espaço Schengen.


19-07-2017

Carlos Coelho questiona Comissários Europeus sobre a performance e segurança do sistema central do SIS

Carlos Coelho, em carta enviada ao Comissário para a União da Segurança e para o Comissário para a Migração, Assuntos Internos e Cidadania, exige esclarecimentos sobre a performance e segurança do sistema central do Sistema de Informação de Schengen (SIS).


17-07-2017

UE: Que Futuro?

Em editorial da Carta da Europa Carlos Coelho aborda a questão do livro branco apresentado pela Comissão Europeia, sobre o futuro da Europa, e defende que tinha preferido uma atitude mais pró-activa da Comissão Europeia com uma proposta de rumo a seguir em vez de um cardápio de 5 cenários diferentes.


11-07-2017

Resposta de Jean-Claude Juncker sobre o projecto Nordstream 2.

Resposta do Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, à Carta que lhe enderecei, com outros deputados, sobre o projecto Nordstream 2


03-07-2017

Comissário Dimitris Avramopoulos responde a Carlos Coelho

Em resposta a Carlos Coelho o Comissário Dimitris Avramopoulos afirma que a Comissão está a trabalhar de forma sistemática, em cooperação com todas as partes interessadas relevantes, no sentido de acelerar o ritmo a que se processa a recolocação e de eliminar os obstáculos processuais com que se deparam os Estados-Membros de recolocação, incluindo Portugal.


08-06-2017

Aprovado Parecer sobre o Copyright

Ao invés do que alguns disseram não votei contra o Relatório da Deputada Stihler (liberal, inglesa). Pelo contrário, votei favoravelmente este Relatório. Fi-lo porque considero urgente adaptar a legislação existente a nível da UE nesta matéria aos novos desafios da sociedade digital e aos seus impactos no Mercado Único.


18-05-2017

Populismos

Em editorial da Carta da Europa, Carlos Coelho alerta para a tensão populista no mundo, para os discursos radicais e para as campanhas organizadas de desinformação (“Fake News”). Para Carlos Coelho “é altura de fazer o combate, de não ceder à moda. É o momento de apostar na cidadania e na inteligência dos cidadãos”.


16-05-2017

Carlos Coelho questiona Comissão Europeia sobre a recolocação de refugiados em Portugal

Carlos Coelho questionou hoje a Comissão Europeia sobre a razão porque Portugal recebeu apenas 1.228 refugiados, apesar do Primeiro-Ministro de Portugal ter anunciado em Fevereiro de 2016 que estaria disposto a receber 10.000.


11-05-2017

Identidade Europeia: Quem São os Europeus de Hoje?

Discurso de Carlos Coelho, com a caracterização de quem são os europeus de hoje, publicado na revista Análise Europeia - Revista da Associação Portuguesa de Estudos Europeus. (Por ocasião do Colóquio “Identidade(s), Integração e Laicidade na Europa”, que teve lugar nos dias 11 e 12 de maio de 2015, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa).

04-05-2017

Carlos Coelho exige que a Comissão Europeia justifique a manutenção dos controlos de fronteiras internas por alguns Estados-Membros, no Espaço Schengen

Carlos Coelho, em carta endereçada ao Comissário Europeu para a Migração, Assuntos Internos e Cidadania, exige a prestação de esclarecimentos sobre a manutenção de controlos de fronteiras internas por alguns Estados-Membros, no Espaço Schengen.


25-04-2017

A lei eslovena sobre a reintrodução de controlos nas fronteiras

Carlos Coelho questiona Comissão Europeia sobre a alteração do Governo Esloveno à lei relativa aos estrangeiros a fim de permitir à polícia encerrar, se necessário, as fronteiras do país aos migrantes ilegais por um período limitado.


18-04-2017

Comissário Dimitris Avramopoulos responde a Carlos Coelho

Em resposta a Carlos Coelho, o Comissário Dimitris Avramopoulos, afirma que a Comissão está a debater as alterações legislativas com a Eslovênia, e que esta deve garantir que os direitos que decorrem de obrigações internacionais e do acervo em matéria de asilo são plenamente respeitados tanto nas suas fronteiras externas como nas internas.


04-04-2017

Comissária Corina Cretu responde a Carlos Coelho

Em resposta a Carlos Coelho, a Comissária Corina Cretu, recusa-se a fornecer a lista dos técnicos contratados remetendo para as informações publicadas no site da DG e sublinha que tem competências para selecionar peritos de acordo com as áreas de competência e a cobertura linguística necessária, para a realização de tarefas específicas relacionadas com as actividades da Direcção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) sem qualquer critério de ponderação regional.