Carlos Coelho apoia utilização conjunta de agentes de ligação destacados no estrangeiro pelas autoridades policiais dos Estados-Membros

Na sessão plenária do Parlamento Europeu, a decorrer em Estrasburgo, o Deputado do PPE, Carlos Coelho, votou favoravelmente o Relatório de Martine Roure que prevê a utilização conjunta de agentes de ligação destacados no estrangeiro pelas autoridades policiais dos Estados-Membros.

Esta proposta prevê o reforço e a intensificação da cooperação entre os Estados Membros no que se refere ao mandato e ao destacamento de agentes de ligação em países terceiros e organizações internacionais.

O Deputado português concorda que " sejam introduzidas as alterações necessárias de forma a ter em conta a prática actualmente seguida no que se refere à utilização dos agentes de ligação da Europol, de forma a torná-la vinculativa".

Segundo Carlos Coelho, deste modo os "oficiais de ligação dos Estados Membros deverão estabelecer e manter contactos directos com as autoridades locais do Estado de acolhimento ou da organização internacional, com o objectivo de facilitar e acelerar a recolha e a troca de informações, as quais, por seu lado, deverão ser transmitidas à Europol ".

Visando optimizar os recursos dos vários Estados-Membros, o Deputado português, Relator do Sistema de Informações de Shengen, afirmou que  " com estas medidas pretende-se contribuir para a emergência de um espírito europeu de cooperação entre as autoridades policiais, ou seja, uma abordagem comunitária das missões confiadas  a esses agentes destacados e um intercâmbio directo de informações entre eles e a agência central da Europol, de forma a aumentar a coerência e a eficiência das suas missões desses agentes, evitando eventuais problemas de falta de coordenação, de cooperação, ou mesmo sobreposições".

Sendo esta uma matéria de Co - Decisão, e face à urgência desta medida, o Deputado declarou ainda o seu desejo para que se consiga alcançar um acordo com o Conselho em primeira leitura.