Carlos Coelho apresenta a reforma do SIS: “Adaptar o Sistema de Informação de Schengen aos novos desafios”

Carlos Coelho apresentou hoje a sua visão para a reforma do Sistema de Informação Schengen (SIS), a maior base de dados europeia para controlo de fronteiras e combate ao crime. O eurodeputado é o relator do Parlamento Europeu para esta reforma.

Carlos Coelho salientou que “o SIS é central na preservação de Schengen e da livre circulação, tão valiosa para os cidadãos europeus. O SIS partilha informação e alertas entre autoridades policiais e judiciárias, protege a nossa fronteira externa comum e contribui de forma determinante para a nossa segurança interna. Por isso é tão importante reformar o SIS, adaptando-o aos desafios de hoje”.

O Deputado do PSD referiu, a título de exemplo, que “o SIS pode contribuir para uma atuação mais célere e eficaz no combate ao crime. Para isso, os Estados-Membros têm de inserir toda a informação, fazê-lo atempadamente e partilhá-la com a Europol”. Mas também referiu que “crianças em risco de rapto, crianças desaparecidas, migrantes ou não, todas têm que estar no SIS. Atravessar fronteiras não pode significar menos proteção”.

O Eurodeputado defendeu a rápida aprovação desta reforma, salientando que “não podemos estar década à espera de sistemas de informação que estão agora a ser criados. O SIS está no terreno e, por isso, estas alterações têm de estar no terreno quanto antes. No máximo, ao fim de doze meses”.

Veja a intervenção completa de Carlos Coelho AQUI.