Carlos Coelho na Assembleia da República “Portugal esteve sempre na linha da frente de Schengen”

Carlos Coelho compareceu hoje perante a Comissão de Assuntos Europeus e a Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República para falar sobre Schengen.

O Deputado ao Parlamento Europeu reforçou que “Portugal esteve sempre na linha da frente de Schengene compreendeu, desde cedo, a sua importância. A implosão desta área de livre circulação teria um efeito devastador na confiança dos cidadãos e custos trágicos: 50.000 milhões de euros por ano. Portugal sabe-o bem pelas nossas exportações e pelo turismo europeu”. 

Carlos Coelho sublinhou ainda que “é fundamental que o Gabinete SIRENE não veja os seus recursos humanos diminuídos ou subaproveitados. Por outro lado, como demonstrou recentemente o caso do Facebook, a Comissão Nacional de Proteção de Dados necessita urgentemente de ver os seus meios reforçados”.

O Social Democrata, notou por fim que “Schengen significa mais liberdade, mas também mais segurança. Por isso, espero que a Assembleia da República apoie e defenda a urgência da Reforma do SIS. O SIS pode e deve ser usado para melhor proteger as nossas crianças, para prevenir atividades terroristas e deter foreign fighters e, no imediato, providenciar mais segurança aos Europeus”.

Consulte aqui a publicação distribuída aos Deputados à Assembleia da República