Carlos Coelho presta homenagem ao trabalho dos Bombeiros portugueses

O Dia Nacional do Bombeiro Profissional é assinalado, em Portugal, desde 2008, no dia 11 de Setembro, em homenagem a todos bombeiros que perderam a vida nas operações de busca e salvamento no cenário de destruição do ataque terrorista de 11 de Setembro de 2001, nos Estados Unidos da América, em concreto no ataque ao World Trade Center (“Torres Gémeas”). Carlos Coelho assinalou esta data e prestou homenagem ao trabalho dos bombeiros portugueses.

Em Estrasburgo, o Deputado ao Parlamento Europeu recordou que “em Portugal, 92% dos cerca de 30.000 bombeiros no activo não são profissionais, mas sim voluntários que dedicam o seu tempo à causa mais nobre: o salvamento de vidas. Mas não podemos ignorar o esforço, o empenho e a dedicação que os bombeiros profissionais empregam na protecção e serviço às populações. Sejam bombeiros sapadores, municipais, profissionais dos corpos de bombeiros voluntários, membros da Força Especial de Bombeiros da Protecção Civil ou mesmo bombeiros privados, todos desempenham um papel fundamental a quem presto homenagem, neste dia que lhes é dedicado, com toda a justiça”.

O social-democrata acrescentou que “o ano de 2017 está a ser particularmente difícil para uma das faces mais visível do trabalho dos bombeiros: os incêndios florestais. Não só temos a maior área ardida da última década, com 214 mil hectares ardidos desde o início do ano, como temos uma cifra negra, com um número de mortos que nos choca e interpela sobre o nosso dispositivo de combate e os nossos mecanismos de prevenção. A coragem, a bravura e a entrega dos nossos bombeiros, voluntários e profissionais, deve orgulhar todos os portugueses. Muitas vidas e casas foram salvas pela intervenção dos bombeiros”. Ainda sobre os incêndios florestais, Carlos Coelho recordou que “a solidariedade europeia também se fez sentir e, além da activação do Mecanismo Europeu de Protecção Civil, podemos perspectivar um apoio à reconstrução apoiado pelo Fundo de Solidariedade da União. Este dia 11 de Setembro é assinalado em Portugal, mas quero também prestar homenagem a todos os profissionais que nos ajudaram, vindos de outros países europeus”.

O Deputado ao Parlamento Europeu terminou com uma mensagem de apoio ao trabalho dos bombeiros portugueses afirmando que “os bombeiros representam o principal agente de protecção civil do país. Desde o transporte de emergência de doentes a operações de busca e salvamento, passando pelo combate a incêndios ou resgate de pessoas em risco, os nossos «soldados da paz» são um orgulho para todos os portugueses”.