Costa Neves sobre o Acordo de pesca com Marrocos: é inaceitável o atraso das negociações

O Deputado do PSD Carlos Costa Neves considerou "inaceitável que o primeiro encontro de negociações entre a União Europeia e Marrocos sobre o Acordo, que hoje expira, só tenha lugar no próximo dia 20 de Dezembro".

Costa Neves, fez estas declarações numa audição da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu sobre o Acordo de Pescas UE/Marrocos onde substituiu o deputado Arlindo Cunha que se encontra em Seattle integrado na delegação do Parlamento Europeu que participa na reunião da Organização Mundial do Comércio. Na audição participaram representantes dos pescadores e armadores portugueses e espanhóis e representantes das administrações centrais e locais dos dois países.

Costa Neves salientou a importância deste acordo para a União Europeia dado que "representa mais de 30% de todas as capturas da frota comunitária em águas de países terceiros e os cerca de 30 000 empregos, directos e indirectos, dependentes deste Acordo se concentrarem em pequenas comunidades piscatórias de Espanha e Portugal (sobretudo nos concelhos de Sesimbra e Olhão), sem grandes possibilidades de reconversão".

O Deputado português salientou ainda "o grande empenhamento da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu na manutenção deste acordo que, na sua perspectiva, tem de ser encarado no contexto mais amplo do Acordo Geral de Cooperação e Parceria da União Europeia com Marrocos".

Para Costa Neves, que defendeu que "o próximo acordo tenha um prazo mais dilatado por forma a abrir perspectivas de futuro e proporcionar mais investimento, é fundamental assegurar, desde já, que os pescadores e armadores afectados sejam devidamente compensados e que essa compensação seja assegurada por quem é parte neste acordo, ou seja, a União Europeia".