Defesa dos valores humanistas e sociais garantem desenvolvimento e melhores condições de vida aos cidadãos

O Eurodeputado José Manuel Fernandes realçou hoje a importância dos valores humanistas e sociais para a defesa dos interesses europeus e dos seus cidadãos, nomeadamente ao nível do desenvolvimento económico e das melhores condições de vida.

Na sessão solene das comemorações do Dia do concelho em Valença, o eurodeputado José Manuel Fernandes apontou o município local e o primeiro santo português, S. Teotónio, como "exemplos e referências para Portugal e a União Europeia, por força dos valores que representam e concretizam".

Em contraponto, o eurodeputado lamentou a carência, e mesmo ausência, de valores que se vai acentuando nas sociedades e entre os Estados mais evoluídos, situação que considerou estar na origem dos grandes problemas por que atravessa hoje a União Europeia.

Referiu-se concretamente, não apenas em relação ao drama dos refugiados e incapacidade de solução do problema, mas também em relação à origem da crise financeira e económica dos últimos anos, assim como à atual instabilidade no seio da UE, como é o caso da ameaça de saída do Reino Unido.

Apesar disso, o eurodeputado fez questão de recusar uma perspetiva pessimista do futuro da UE, contrapondo com a necessidade e a importância de se prosseguir o sucesso da integração europeia, em favor dos seus estados-membros e dos seus cidadãos.

Lembrando o pensamento e o exemplo de vida e ação de S. Teotónio - "que se mantêm muito atuais" -, José Manuel Fernandes valorizou a solidariedade e a partilha. Do santo, destacou o facto de ter sido "um cidadão aberto ao mundo, que soube estar ao lado de D. Afonso Henriques, sem que isso o impedisse de se opor à escravização de moçárabes, que soube ser solidário 'de facto' e dedicar-se a causas".

Por isso, enalteceu o trabalho do município de Valença, "sabendo cumprir o legado de S. Teotónio, favorecendo o desenvolvimento do território e as condições de vida dos seus cidadãos".

A eurocidade Valença-Tuy foi referida como um exemplo concreto da determinação do município valenciano e do seu presidente, Jorge Salgueiro Mendes, na capacidade de valorizar as potencialidades do território, através da partilha, da solidariedade e do espírito de união e abertura num mundo cada vez global.

Nas cerimónias que decorreram sede da Junta de Freguesia de Ganfei, o eurodeputado elogiou ainda o presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, e o município valenciano pela atribuição da Medalha de Mérito Municipal à Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, do IPVC-Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

"Os municípios, hoje, devem gerir-se com parceria e envolvimento dos atores locais e regionais, promovendo condições para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, conforme definido na Estratégia Europa 2020 e que norteia a execução dos fundos comunitários", sustentou José Manuel Fernandes.

Referindo-se Jorge Salgueiro Mendes, o eurodeputado destacou "a visão de um autarca moderno, capaz de envolver todos - desde organismos públicos, a empresas, associações e escolas - para garantir melhores estratégias e ações de desenvolvimento ". Em seu entender, "esse é o bom caminho para aproveitar os fundos europeus disponíveis e, graças à união de esforços, tornar o território mais coeso e mais forte".