O papel dos media na construção da Europa política

Na próxima segunda-feira, dia 22 de Janeiro, a Eurodeputada do PSD Assunção Esteves e a Fundação Konrad Adenauer organizam uma conferência sobre  "O  papel dos media na construção da Europa política ", a ter lugar no Centro Cultural de Belém. A sessão de abertura que terá início às 10.00 h será presidida pelo Dr. Luís Marques Mendes, Presidente do PSD.

O objectivo da  conferência é discutir o papel dos media na formação de uma "esfera pública europeia". Tentar-se-á responder a algumas questões como:

  • É possível construir uma Europa política, com capacidade de atracção sobre os cidadãos?
  • Pode pensar-se um comprometimento ético dos media com a ideia de uma união de povos?
  • Pode pensar-se uma relação de tipo novo entre os media, as instituições políticas e outros actores?

O programa conta com a participação de oradores como Henrique Monteiro (Expresso), Teresa de Sousa (Público),  Francisco Sarsfield Cabral (RR), Luís Marques (RTP), Martim Cabral (SIC), Pedro Magalhães da Universidade de Lisboa, Carlos Gaspar da Universidade Nova,o Embaixador da Alemanha em Portugal Joachim Broudré-Gröger, Michael Däumer, Director da Fundação Konrad Adenauer para Portugal e Espanha e Thomas Poguntke da Universidade de Bochum na Alemanha.

Nota: pela especificidade do tema em discussão, os jornalistas presentes estão também convidados a participar nos debates que terão lugar.

A Conferência terá o seu início às 10 horas e o final está previsto para as 17 horas.