Partido Popular Europeu em Portugal para preparar Presidência Portuguesa da UE

Reunião Bureau PPE-DE 

  • O Bureau do Partido Popular Europeu-Democratas Europeus vai reunir, pela primeira vez, na Ilha de São Miguel nos Açores, nos dias 14 e 15 de Junho.

Reunião com José Sócrates

  • Aproveitando a deslocação ao nosso país, a Presidência do Grupo PPE DE será recebida na sexta-feira, dia 15, por Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Portugal, Eng. José Sócrates, para um jantar no Palácio de São Bento, com vista a discutir os temas da Agenda da Presidência Portuguesa da UE.

Reunião com Marques Mendes

  • Na manhã (09h:30) de sábado dia16 a Presidência do PPE-DE terá um encontro de trabalho com o Presidente do PSD Dr. Luís Marques Mendes e com o Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Dr. Luís Marques Guedes, na sede nacional do partido.

Detalhes reunião Bureau nos Açores

Os trabalhos decorrerão no Hotel Marina Atlântico e terão início dia 14 Junho, quinta-feira pelas 9 horas, com as boas vindas dadas pelo líder do PSD-Açores, Dr. Costa Neves, ex-Deputado Europeu e ex-Secretário de Estado dos Assuntos Europeus e pelo Presidente do PSD, Dr. Luís Marques Mendes que se associa a esta reunião de alto nível, onde fará uma intervenção política sobre as matérias em debate, mas também sobre a Presidência portuguesa da UE.

Nos Açores estarão cerca de setenta deputados europeus, especialistas convidados, funcionários europeus, intérpretes e jornalistas, num total de cerca de 140 pessoas.

A agenda de trabalhos será marcada pela análise das políticas de União para as Ultraperiferias e pelo Livro Verde para a Política Marítima Europeia, debate que contará com a presença de Joe Borg Comissário Europeu das Pescas e Assuntos Marítimos.

O primeiro painel terá como tema as Ultraperiferias onde intervirão, entre outros, o Professor Carlos Amaral da Universidade dos Açores e German Gultzgoff do Eurodom, e outros especialistas convidados.  As conclusões deste painel estarão a cargo do Eurodeputado madeirense do PSD Sérgio Marques que integra a Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu.

No segundo painel, dedicado ao Livro Verde da Politica Marítima, a decorrer a partir das nove horas do dia quinze, sexta-feira, intervirão, entre outros, o Prof. Dr. Ricardo Serrão Santos Director do DOP, o investigador francês Régis Kalaydjian e Liberato Fernandes, Presidente da Federação de Pesca dos Açores, e outros especialistas convidados, contando ainda, como já atrás foi referido, com a presença do Comissário Joe Borg. As conclusões deste painel estarão a cargo do Eurodeputado açoriano do PSD Duarte Freitas.             Esta será uma oportunidade para especialistas regionais e europeus nestas temáticas trocarem opiniões, fornecendo contributos que vão reforçar a posição política do PPE em relação a estas duas matérias.

O Partido Popular Europeu e Democratas Europeus (PPE-DE) é o maior Grupo Político do Parlamento Europeu e a maioria dos governos da União Europeia pertence também a partidos agrupados no PPE-DE.             O Bureau do PPE-DE é o órgão político que agrupa a presidência do Grupo Parlamentar no Parlamento Europeu - composto pelo Presidente, o francês Joseph Daul e pelos onze vice-presidentes, onde se inclui o português João de Deus Pinheiro, mas onde se sentam também todos os presidentes e coordenadores de Comissões Parlamentares, os chefes das delegações nacionais, como Carlos Coelho, representando todos os Estados-Membros da UE.

 

DESTAQUE Os trabalhos e a conferência de imprensa de sexta-feira dia 15 às 12 horas, terão transmissão em directo no site do Grupo Europeu do PSD em: www.psdeuropa.org  "live broadcast"

www.psdeuropa.org    "live broadcast"