Patrão Neves faz périplo sobre o Leite pelas ilhas dos Açores

Amanhã, sexta-feira, dia 6 de Novembro, o périplo prossegue na Ilha Terceira com encontros com a Associação de Jovens Agricultores da Ilha Terceira (10:00) e com a Associação Agrícola da Terceira (13:30). Já no Sábado, dia 7 de Novembro, estão agendadas, na ilha do Faial, uma reunião com a Associação de Agricultores da Ilha do Faial (9:30) e com a Associação de Jovens Agricultores da Ilha do Faial  (11:00). Ainda no mesmo dia, M. Patrão Neves viajará para a Ilha de São Jorge, onde terá um encontro com Associação de Agricultores e com a Associação de Jovens Agricultores da Ilha de São Jorge (20:00).

Para além das três medidas especificas (280 milhões de euros para ajudas directas aos produtores, regra temporária para o cálculo das compras de quota para resgate e inclusão da OCM do Leite no art· 186 (medidas de urgência), a Comissão Europeia continua a não apresentar até, à data, alternativas para o sector. A Eurodeputada considera que estas medidas são importantes, se bem que pontuais e insuficientes para um problema que já adquiriu dimensões estruturais muita sérias. "Esta crise do sector leiteiro demonstrou que a OCM do Leite deve continuar a apostar na manutenção do sistema de quotas, essencial para o equilíbrio do mercado e com custo zero para o orçamento comunitário. O sector precisa de mecanismos de gestão para poder intervir no mercado quando seja necessário, bem ao contrário da linha preconizada pela Comissão Europeia que defende uma linha liberal e desreguladora".

Neste périplo serão ainda abordadas, para além das medidas de urgência da U.E, as temáticas do aumento da produção no ano de 2009 e os valores das indemnizações compensatórias para o abandono da produção, anunciadas pelo Governo regional.

As preocupações dos produtores serão compiladas e apresentadas pela própria deputada no gabinete da Comissária de Agricultura, enviadas ao grupo de Alto nível, presidido pelo Director -geral da DG AGRI e utilizadas pela Eurodeputada nos trabalhos Parlamentares.