Prolongar ilegalmente os controlos nas fronteiras coloca Schengen em perigo

Carlos Coelho viu hoje o seu relatório sobre o Estado de Schengen aprovado por larga maioria na Comissão Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos (LIBE) do Parlamento Europeu.

Carlos Coelho sublinhou, após o voto, que “Schengen significa liberdade de circulação. É o núcleo da Cidadania Europeia. Este relatório exprime, pela primeira vez, a posição do Parlamento Europeu sobre o estado de Schengen. Infelizmente, o diagnóstico não é bom”.

O Deputado do PSD continuou lembrando que “os Estados-Membros estão a prolongar ilegalmente os controlos nas fronteiras internas, apresentam falhas na implementação dos instrumentos que aprovámos nos últimos três anos para reforçar a segurança das nossas fronteiras externas e utilizam mal múltiplos instrumentos existentes. Estão, verdadeiramente, a colocar Schengen em risco”.

Carlos Coelho concluiu que “os Estados-Membros não podem aplicar apenas as regras que lhes são convenientes. Parlamento Europeu e Comissão Europeia partilham, firmemente, a vontade de querer devolver Schengen aos cidadãos europeus ”.

Carlos Coelho é também o Presidente da Task Force do Parlamento Europeu para Schengen e relator do Parlamento Europeu para a reforma do Sistema de Informação Schengen (SIS).

Consulte o Comunicado de Imprensa do Parlamento Europeu aqui.