Temos de devolver Schengen aos cidadãos

Carlos Coelho promoveu uma audição no Parlamento Europeu sobre o estado de Schengen.

Carlos Coelho, na sessão de encerramento, lembrou que “A expressão mais evidente da Europa dos cidadãos, aquela que os europeus consideram a maior conquista do projeto europeu está em perigo: Schengen e a liberdade de circulação. Os últimos três anos foram dramáticos.”   

O Deputado ao Parlamento Europeu sublinhou que “os governos nacionais, a par das franjas mais populistas do nosso espectro político, transformaram Schengen no bode expiatório para as falhas nas políticas de segurança e para as fragilidades do Sistema Europeu Comum de Asilo. Colocaram Schengen em coma, a carregar os males que não são seus”.

O Deputado Social-Democrata relembrou ainda que “O que urge realmente, como tantas vezes dissemos, é combater os problemas na sua origem. Schengen não significa apenas liberdade. Schengen também significa Segurança. O exemplo maior disso é o Sistema de Informação de Schengen, que é a maior base de dados europeia”.

Carlos Coelho deixou, por fim, o repto “temos de apoiar a Comissão e lembrar com firmeza aos Estados-Membros que temos feito tudo para devolver Schengen aos cidadãos europeus. Basta de o impedirem”.

Carlos Coelho é o relator do Parlamento Europeu para a reforma do Sistema de Informação Schengen (SIS), e apresenta a 5 de Março o primeiro relatório anual sobre o Estado de Schengen.

Pode assistir à intervenção de Carlos Coelho nesta audição aqui