Carlos Coelho: "O turismo é uma alavanca essencial para o crescimento social e económico da UE"

4 de Junho, 2015

Agradeço à relatora Maria Grapini pelo projecto apresentado e por partilhar o sentimento que o sector do Turismo é, de facto, uma alavanca essencial para o crescimento social e económico da União Europeia e não pode ser dissociado das políticas centrais do Mercado Interno.

O turismo tem um papel significativo a desempenhar na recuperação europeia, oportunidades de negócios, na criação de empregos. A Europa é o destino turístico número um do mundo contribuindo directa e indirectamente para 9% do PIB da UE e emprega quase 12 milhões de pessoas. Crê-se que em 2025 a UE alcance o número de 520 milhões de chegadas de turistas internacionais.

Toda esta dimensão tem uma ligação directa aos Consumidores, nomeadamente às suas escolhas e na protecção dos seus direitos. Este é o grande desafio para o Turismo Europeu - a actualização dos modelos de Turismo tradicionais e a articulação com a Agenda Digital.

Sejamos claros: Nos dias de hoje cada vez mais os consumidores planeiam as suas viagens online e utilizam as ferramentas em linha para comparar os melhores preços, ofertas, qualidade dos serviços, críticas.

A forma tradicional de reservar, comprar e de viajar de há 10 anos passou de moda.

Congratulo-me, nesse sentido, com o facto da recente estratégia para o Mercado Único Digital apresentada pela Comissão Europeia definir como domínio de actuação, entre outros, criar um ambiente propício ao desenvolvimento das redes e plataformas digitais também na área do turismo.

Paralelamente considero importar reforçar a confiança dos consumidores no Mercado único Digital, o que apenas se consegue com uma protecção forte dos seus direitos, exigindo a plena implementação do actual quadro normativo de defesa do consumidor.

Especial atenção deverá ser dada aos Consumidores vulneráveis! O envelhecimento da população comporta desafios e oportunidades para o setor do alojamento turístico, Prevê-se que o número de pessoas com mais de 65 anos atinja 20 % da população em 2020. Este grupo populacional, constituído por pessoas com poder de compra e tempo livre, representa um potencial de mercado considerável. No entanto, para poder ser explorado é necessário que sejam tomadas as principais medidas sobre aspectos ligados à sua segurança e acessibilidade.


Download do documento