Depois do Euro

31 de Janeiro, 2002

O Euro está aí !

A moeda única é, neste momento, a mais vísivel expressão da capacidade de realização da europa comunitária. Mas esgotado o curto espaço de transição e banalizada a sua utilização a UE tem de fazer face a outros desafios: o alargamento, a reforma das instituições e a criação do Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça e a luta contra o terrorismo.

Em Laeken aprovou-se uma Declaração sobre o futuro da Europa e deu-se mandato à "Convenção" que vai preparar a próxima Conferência InterGovernamental. Se a Convenção responde ao défice democrático associando o Parlamento Europeu e os parlamentos nacionais obriga todos os países mas especialmente os mais pequenos a concertarem as suas posições. Não tenhamos dúvidas: há agendas nacionais escondidas por detrás das agendas europeias. Neste número de Carta da Europa damos conta das iniciativas do Deputado Sérgio Marques para impedir que as Políticas de Coesão deixem de ser uma obrigação comunitária e garantir a continuação dos Fundos.

Para além do esforço dos Deputados portugueses e em especial do PSD, é necessário, em Lisboa um governo pró-europeu que, com eficácia e inteligência, saiba defender os interesses nacionais.