Puxão de orelhas

30 de Março, 2001
Como alguns tinham previsto, o Conselho ECOFIN puxou as orelhas ao ministro Pina Moura.

Não nos preocuparia especialmente o tom rosado das orelhas do ministro socialista não fosse consequência da gestão desastrosa a que temos assistido.

O Ecofin e a Comissão Europeia reclamam uma redução mais rápida do défice, a necessidade de acautelar o impacto orçamental do envelhecimento da população, lamentam a excessiva dependência de aumentos previstos da receita, recomendam o reforço da competitividade, criticam a derrapagem nas despesas correntes e sabiamente sugerem que se "reforce a credibilidade global da estratégia da política económica e orçamental".

Portugal é um dos poucos Países da União com défice orçamental e que é, aliás, o pior no ratio défice público/PIB. Em matéria de despesa pública, na Irlanda representa apenas 32% do Produto, em Portugal é mais de 50%. Portugal é também dos países que menos reduziu a sua dívida pública e onde a inflação dispara de forma preocupante.

Portugal está também nos últimos lugares dos indicadores sociais, incluindo níveis de pobreza e remuneração dos trabalhadores. Paralelamente, desde que o PS está no governo entraram mais de 100.000 funcionários públicos...

É hora dos portugueses darem, democrática e eleitoralmente um puxão de orelhas a este governo incapaz.