Um Projecto europeu

31 de Outubro, 2002

Enquanto Durão Barroso se dirigia em Estrasburgo aos Deputados do PPE ninguém pensou que, menos de duas semanas mais tarde a Comissão daria passos tão concretos no sentido do alargamento.

E no entanto o Primeiro Ministro afirmou "O alargamento não é uma questão para amanhã. É uma realidade de hoje!"

10 novos países na primeira fase, mais 75 milhões de habitantes, uma UE com 25 Estados-Membros e cerca de 455 milhões de habitantes apenas menos que a China e que a Índia. Uma Europa maior mas mais desigual marcada por importantes disparidades económicas.

Trata-se, sem dúvida, de uma alteração sem precedentes na História da UE e que se desenrola perante a indiferença e a apatia da maior parte dos europeus e particularmente dos portugueses.

E é neste contexto que não pode deixar de nos orgulhar o facto do Primeiro-Ministro e Líder do PSD na sua deslocação a Estrasburgo, ter prestigiado Portugal.

Após ter reunido com todos os eleitos portugueses, Durão Barroso impressionou o PPE pela clareza, pelo equilíbrio e pela firmeza das posições que defendeu. Carta da Europa publica na página 5 algumas das reacções. Ficou claro, para todos, que o PSD português e o seu Líder têm um Projecto europeu.