Comissão Jean-Claude Juncker



2. Cronologia da Nova Comissão

A 7 de Marco de 2014, o PPE escolheu Jean Claude Juncker como candidato para a presidência da Comissão Europeia. Dado que o PPE foi a família política que obteve mais assentos no novo Parlamento Europeu (221) foi ele o primeiro a ser considerado para o cargo.

A 27 de Junho, o Conselho Europeu propôs ao Parlamento Europeu o nome de  Juncker como candidato à presidência da Comissão Europeia. O Conselho elegeu Juncker com 26 votos a favor e dois contra (Reino Unido e Hungria).

A 15 de Julho, o Parlamento Europeu elege Jean Claude Juncker para presidente da Comissão Europeia com 422 Votos a favor, 250 Contra e 47 abstenções.

No seguimento da eleição de Jean Claude Juncker pelo Parlamento Europeu, cada um dos restantes 27 Estados-Membros propôs o seu candidato a Comissário e o Presidente da Comissão Europeia atribuiu a cada Comissário o seu pelouro.

A lista final dos Comissários Indigitados foi acordada entre Jean Claude Juncker e o Conselho a 5 de Setembro de 2014.

A 10 de Setembro de 2014, Jean Claude Juncker apresentou os membros da sua equipa e a atribuição das respectivas pastas, a que se seguiram as audições no Parlamento Europeu nas respectivas Comissões Parlamentares.

De 29 Setembro a 7 de Outubro decorreram as audições aos Comissários indigitados nas respectivas Comissões Parlamentares.

A 7 de Outubro os Deputados da Comissão de Cultura, avaliaram negativamente a atribuição da competência da cidadania ao comissário húngaro Tibor Navracsis, embora não obstassem à sua continuação como comissário com as restantes competências (Cultura e Juventude).

Comunicada a decisão ao Presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker levou em conta a decisão da Comissão de Cultura do Parlamento Europeu, retirando a pasta da cidadania a Tibor Navracsis e atribuindo-a ao Comissário Grego Dimitris Avramopoulos.

A 8 de Outubro os Eurodeputados da Comissão Parlamentar da Indústria e do Ambiente, avaliaram negativamente a nomeação da Comissária Indigitada pela Eslovénia, a ex. Primeira-ministra, Alenka Bratusek por 112 votos contra, 13 a favor e 2 abstenções.

Isso provocou um rearranjo dos Comissários indigitados.
A Eslovénia apresentou Violeta Bulc para substituir Alenka Bratusek, ficando com a pasta dos transportes, e o Comissário indigitado pela Eslováquia Maroš Šef?ovi?, transitou para Vice-Presidente com a tutela da União Energética.

A 15 de Outubro, o Conselho aprovou o rearranjo dos Comissários.

A 20 de Outubro decorreram as audições parlamentares de Violeta Bulc e Maroš Šef?ovi?, que teve novamente de ser ouvido devido a ter transitado da pasta dos Transportes e Espaço para Vice-Presidente responsável pela União Energética.

A 22 de Outubro de 2014, o Plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, aprovou a nova Comissão Europeia (Comissão Juncker) por 423 Votos a Favor, 209 contra e 67 abstenções.

A 1 de Novembro a Comissão juncker iniciou formalmente o seu mandato, que terminará a 31 de Outubro de 2019.