Comissão von der Leyen



2. Cronologia da Nova Comissão

A 2 de julho de 2019, o Conselho Europeu propôs ao Parlamento Europeu o nome de Ursula como candidata à presidência da Comissão Europeia.

A 16 de julho 2019, o Parlamento Europeu elege Ursula von der Leyen para presidente da Comissão Europeia com 383 Votos a favor, 327 Contra e 22 abstenções.

No seguimento da eleição de Ursula von der Leyen pelo Parlamento Europeu, cada um dos restantes 26 Estados-Membros propôs o seu candidato a Comissário e o Presidente da Comissão Europeia atribuiu a cada Comissário o seu pelouro.

A lista final dos Comissários Indigitados foi acordada entre Ursula von der Leyen e o Conselho a 10 de setembro de 2019.

A 5 de agosto de 2019, o Conselho com o acordo da presidente da Comissão, nomeou como o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança que desempenha também o cargo de vice-presidente da Comissão Europeia e preside às reuniões do Conselho dos Negócios Estrangeiros, o espanhol Josep Borell Fontelles.

A 10 de Setembro de 2019, Ursula von der Leyen apresentou os membros da sua equipa e a atribuição das respetivas pastas, em comum acordo com o Conselho, tendo seguido as audições no Parlamento Europeu nas respetivas Comissões Parlamentares.

De 30 de setembro a 8 de outubro de 2019 decorreram as audições aos Comissários indigitados nas respetivas Comissões Parlamentares.

Tendo da lista inicial de comissários sido reprovados, em diferentes fases do processo, os seguintes comissários indigitados: Rovana Plum (Roménia), László Trócsányi (Hungria) e Sylvie Goulard (França).

A 14 de novembro de 2019, realizaram-se as audições dos três novos candidatos a comissários: Olivér Várhelyi (Hungria), Adina Vălean (Roménia) e Thierry Breton (França).

A 25 de novembro de 2019 o Conselho adotou a nova lista de comissários passando agora para a fase de aprovação por parte do Parlamento Europeu.

A 27 de novembro de 2019, o Plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, aprovou a nova Comissão Europeia (Comissão von der Leyen) por 461 Votos a Favor, 157 contra e 89 abstenções.

A 1 de dezembro a Comissão von der Leyen iniciou formalmente o seu mandato, que terminará a 31 de outubro de 2024.

No decorrer do mandato existiram três alterações relativamente aos comissários: Phil Hogan (Irlanda) que foi substituído por Mairead McGuinness, por pressão interna após ter vindo a público noticias de ter violado as regras de confinamento durante a pandemia da Covid-19;  Fran Timmermans (Holanda) por Wopke Hoekstra, afim de regressar à política nacional; e Mariya Gabriel (Bulgária) por Iliana Ivanova, pela mesma razão que o ex-comissário holandês.