Nossa Europa e SEDES avaliam Presidência Portuguesa da União Europeia
29 de Julho, 2021
A Plataforma de Cidadania Nossa Europa e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social acompanharam a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) e publicam, hoje, a sua avaliação do exercício da presidência pelo Governo português.
Neste documento, que hoje é publicado e distribuído, as duas organizações avaliam o trabalho legislativo da PPUE, fazem um balanço dos resultados face às prioridades apresentadas há seis meses atrás e antecipam o legado da presidência para os meses que se seguem e para as próximas presidências. O documento está estruturado em quatro partes:
• PPUE: Houve mais ambição do que concretização;
• Dossiers legislativos: Continuidade e progresso;
• Três prioridades com sucesso moderado (Recuperação e Resiliência, Cimeira Social e Cimeira UE/Índia);
• Legados para as futuras Presidências (PPR e Recursos Próprios, Conferência sobre o Futuro da Europa, Estado de Direito, União para a Saúde, Espaço de Livre Circulação).
Carlos Coelho, presidente da Nossa Europa, destaca que “Portugal preside ao Conselho da União uma vez a cada 14 anos, pelo que é importante aproveitar estas oportunidades para deixar marca. O exercício de cidadania que fizemos com a SEDES, ao antecipar, acompanhar e avaliar esta presidência, foi um acto de cidadania activa que queremos tornar exemplo para levar mais portugueses a acompanhar estas questões e envolverem-se no debate sobre assuntos europeus”.
Download do documento