2ª Universidade Europa - Eurodeputados do PSD promovem formação sobre a UE

O Grupo de Eurodeputados do PSD, a Juventude Social Democrata (JSD), o PSD e o Instituto Francisco Sá Carneiro organizam no próximo fim de semana a Universidade Europa que é uma acção de formação sobre a União Europeia para os jovens quadros do PSD e da JSD, que terá lugar na Cúria, no Grande Hotel e decorrerá de 14 a 16 de Novembro (próximo fim de semana).

O encerramento terá lugar às 12:30 de Domingo (dia 16), contará com a intervenção da Presidente do PSD Dra. Manuela Ferreira Leite e do líder da JSD Pedro Rodrigues. Os melhores alunos deste evento serão convidados a participar no programa de Estágios para Jovens no Grupo Parlamentar do PSD em Bruxelas. A ex Ministra dos Negócios Estrangeiros de Espanha e ex Vice-presidente do Banco Mundial, Ana Palácio é a convidada especial para o almoço de Sábado, onde irá apresentar a sua visão sobre "o presente e o futuro da UE".

Do programa de formação, que enviamos em anexo, destacam-se dois Jantares-Conferência, o primeiro na sexta-feira à noite com o Vice-Presidente do PSD, Professor António Borges sobre a Crise Financeira  e o papel da UE e no Sábado será o Vice-Presidente do Partido Popular Europeu, Professor João de Deus Pinheiro a falar com os jovens sobre o tema "A Política Externa da UE.

"Como se financia a UE ?" é o tema a ser apresentado pelo Eurodeputado José Silva Peneda  e Jorge Moreira da Silva responderá à pergunta se  " existe uma liderança da UE na política ambiental e energética ?". Carlos Coelho e Sérgio Marques, ambos Deputados europeus explicam no Sábado de amanhã as "Regras de funcionamento da UE"

Na manhã de Domingo terá lugar um Debate entre os alunos com tema "Como comunicar melhor na UE" que será precedido de duas mensagens vídeo dirigidas aos jovens participantes, do Presidente do Parlamento Europeu Hans Gert Pottering e do Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso.

No Domingo de manhã Vasco Graça Moura, escritor e Deputado europeu do PSD, apresentará o seu novo livro "Anotações Europeias". É a primeira vez que o escritor apresenta um livro seu em exclusivo para um grupo de jovens.

Os 70 participantes foram seleccionados entre duzentos e cinquenta candidatos, tendo sido valorizado o seu CV, as respostas que deram a algumas questões na ficha de candidatura e também critérios de distribuição geográfica e equilíbrio de género e etário. Face ao elevado número de candidatos está já a ser programada uma terceira edição para o início do próximo ano.

Neste evento serão também apresentados alguns materiais como brochuras, livros, dossiers temáticos e videos em suporte digital que permitam a estes jovens organizar eventos de formação nos seus distritos e concelhos sobre temas da União Europeia.

Veja o vídeo da 1ª Edição aqui