No debate que teve hoje lugar na Mini-Sessão Plenária do Parlamento Europeu sobre o "Balanço da Presidência Portuguesa da UE" que contou com a presença do Primeiro-Ministro José Sócrates, na qualidade de Presidente do Conselho e com Durão Barroso, Presidente Comissão Europeia, o Deputado do PSD Carlos Coelho fez uma avaliação "muito positiva" da Presidência portuguesa destacando a aprovação do Tratado de Lisboa, o alargamento do Espaço Schengen, a aprovação do Galileo, bem como o Dia Europeu contra a pena de Morte. A terminar Carlos Coelho considerou Sócrates"melhor Presidente do Conselho do que tem sido Primeiro-Ministro de Portugal"
Boa cooperação (Comissão, Parlamento Europeu)
Carlos Coelho destacou a boa colaboração entre o Parlamento Europeu e o Conselho, destacando também o papel de Durão Barroso dizendo "Está de parabéns ! Grande parte dos sucessos destes 6 meses devem-se ao seu apoio e ao seu empenho"destacando de seguida a cooperação com o Parlamento Europeu e com os Deputados portugueses em particular: "os Deputados do PSD orgulham-se de terem contribuído para o sucesso desta Presidência."
Medidas Estruturais
Carlos Coelho sublinhou as medidas estruturais que, para bem da Europa, foram tomadas durante estes 6 meses, destacando três:
- O fim da crise institucional com a adopção do Tratado de Lisboa que vai ser assinado amanhã e a proclamação da Carta Europeia dos Direitos Fundamentais que passa a ter um carácter vinculativo;
- O histórico alargamento do Espaço Schengen com a integração de 9 novos Estados-Membros e quase 4 milhões de Km2 "que só foi possível graças ao engenho português" (do qual Carlos Coelho foi relator do Parlamento Europeu).
- A viabilização do estratégico e importante Programa GALILEO que alguns preferiam não existir deixando o exclusivo aos EUA, à Rússia e à China.
Dia Europeu contra a Pena de Morte - 10 de Outubro
Carlos Coelho sublinhou uma medida "simbólica mas muito positiva" que foi a aprovação recente pelo Conselho do dia 10 de Outubro como Dia europeu contra a pena de morte. "Esta é a Europa de que nos podemos orgulhar: a Europa com valores comuns partilhados finalmente por todos os Estados-Membros sem excepção." afirmou o Deputado do PSD.
Tradição de boas Presidências de Portugal
Carlos Coelho lembrou ainda que Portugal sempre "deu o seu melhor seguindo o interesse comum quando exerceu a Presidência do Conselho"pois "foi assim" em 1992 com o Ex Primeiro-Ministro e actual Presidente da República Cavaco Silva e o então Ministro dos Negócios Estrangeiros e actual Eurodeputado João de Deus Pinheiro tal como em 2000 com o Primeiro-Ministro António Guterres e "está a ser assim hoje na terceira Presidência do Conselho da União."
A terminar Carlos Coelho afirmou que Presidência europeia foi uma "Presidência com resultados. Mas 2008 será, para si, um ano bem diferente. Na política nacional, os portugueses também reclamam resultados. Não estranhará o meu cepticismo: Sou dos que acham que é melhor Presidente do Conselho do que tem sido Primeiro-Ministro de Portugal"