Carlos Coelho contra aumento dos impostos e em defesa dos Eurobonds

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Estrasburgo o Relatório Podimata sobre o financiamento inovador a nível mundial e europeu que contou com o apoio do Deputado Carlos Coelho.

 

Carlos Coelho apoiou o Relatório Podimata sobre o financiamento inovador colocando contudo algumas reservas.

 

"Partilho com a Relatora a preocupação com a crise económico-financeira que estamos a atravessar e as suas consequências na falta de investimento. Concordo também que é desejável que o investimento se traduza em mais progresso e inovação e que é necessário que a Europa aumente a sua capacidade de investimento inteligente" referiu o social-democrata não deixando de frisar o seu receio "que, no seu conjunto, o Relatório pareça exageradamente inclinado para o aumento de taxas e impostos quando, em diferentes países (como Portugal) assistimos já a uma overdose de carga fiscal".

 

O Relatório, na sua versão final, acaba por incentivar a introdução de um Imposto sobre as Transacções Financeiras (à escala global ou, pelo menos, europeia) admitindo porém que seja necessário estudar as suas consequências (prevendo para isso um estudo a posteriori).

 

Carlos Coelho aplaudiu a defesa do lançamento de eurobonds "o que facilitaria o acesso ao mercado dos países do Euro mais frágeis e a opinião de que isso seria benéfico "para todos os Estados­Membros participantes no mesmo e para a zona euro no seu conjunto".