Carlos Coelho defende papel dos profissionais liberais na economia europeia

O Eurodeputado Carlos Coelho do PSD assinou hoje uma Declaração Parlamentar com outros Deputados ao Parlamento Europeu sobre a importância das profissões liberais para a Europa

Carlos Coelho e os restantes signatários desta tomada de posição consideram que as profissões liberais, como os farmacêuticos ou os arquitectos, constituem um sector determinante da economia europeia.

Lembram também que as profissões liberais prestam, com frequência, serviços públicos em sectores fundamentais de interesse geral (veja-se, por exemplo, as farmácias), mesmo em zonas rurais e sectores económicos menos aliciantes.

Esta Declaração desafia a Comissão Europeia, presidida pelo português Durão Barroso, a reconhecer o "valor acrescentado das profissões liberais para a sociedade europeia e a garantir que as profissões liberais não são avaliadas com base em critérios assentes meramente na economia de mercado".

Os Deputados pedem também à Comissão que considere a estrutura dirigente autónoma das profissões liberais e o seu potencial para contribuir para a implementação da Estratégia de Lisboa;