O Deputado Carlos Coelho questionou hoje a Comissão Europeia sobre o flagelo das crianças de rua na Europa e no Mundo.
De acordo com dados do Instituto de Apoio à Criança, em Portugal foram encontradas no ano passado mais de 100 crianças nas ruas de Lisboa para além de muitas outras denúncias de menores que fugiram das instituições ou simplesmente deambulavam pela cidade.
O fenómeno das crianças de rua afecta mais de 100 milhões de crianças em todo o mundo, estando em causa o seu direito à alimentação, à saúde, à educação e à não discriminação.
Por ocasião da celebração do dia Internacional das crianças de rua no próximo dia 12 de Abril, o eurodeputado social-democrata solicitou à Comissão Europeia alguns esclarecimentos nomeadamente:
- "quais as iniciativas previstaspela Comissão Europeia para sensibilizar os cidadãos europeus para este problema social?
- que medidas, projectos ou fundos europeus têm sido canalizados ou que se prevê que venham a ser afectados para apoiar os Estados-Membros (sobretudo num período de crise económica e financeira), para combater o fenómeno das crianças de rua ?
- qual é a prioridade dada a esta matéria no quadro das ajudas ao desenvolvimento e da política de cooperação e vizinhança da UE para ajudar os países fora da UE em que este problema encontra maior expressão? "