Este galardão é atribuído pela Associação Internacional para a Promoção das Mulheres da Europa e tem como principal missão distinguir e prestar homenagem às europeias que tenham contribuído para acelerar a integração europeia e/ou criar uma nova sociedade atribuíndo-lhes o Prémio Mulher da Europa.
O Júri é composto por personalidades das diversas instituições europeias, jornalistas de Estados-Membros, representantes diplomáticos e jornalistas de países candidatos à adesão à União Europeia.
O Prémio Mulher da Europa foi criado em 1987 com o apoio e financiamento da Comissão das Comunidades Europeias, com o objectivo de tornar visível acções das mulheres europeias e encorajar a sua participação na construção da Europa.
Já foram distinguidas com este Prémio, mulheres de grande notoriedade no seu próprio país e no plano internacional, como Mary Robinson, ex-Presidente da Irlanda e Susanne Tiemann, ex-Presidente do Comité Económico e Social.
Ao Prémio Mulher da Europa 2000-2001 concorrem nove laureadas de países membros e candidatos à União Europeia, eleitas no seu país e que o representam por ocasião da eleição ao nível europeu. O Júri, do qual faz parte a Deputada Regina Bastos, vai escolher de entre essas laureadas a "Mulher da Europa".