O Presidente do Brasil, José Inácio "Lula" da Silva foi hoje recebido no Parlamento Europeu pelos Presidente do PE e pelos líderes dos Grupos Políticos, numa reunião no seguimento da Cimeira UE-Brasil que teve lugar em Lisboa esta semana. Em representação do Partido Popular Europeu, o maior grupo político do Parlamento Europeu, esteve o Deputado do PSD João de Deus Pinheiro.
Na sua intervenção, o Vice-Presidente do PPE João de Deus Pinheiro começou por salientar o "salto inequívoco nas relações UE-Brasil" que representa o comunicado conjunto da Cimeira, acrescentando ainda que "esta parceria estratégica é ainda mais de salientar quando se sabe que neste mundo globalizado os grandes desafios impõem não apenas um acrescido multilateralismo, mas igualmente acrescidas integrações regionais e cooperações inter-regionais".
João de Deus Pinheiro elogiou "a tolerância democrática no Brasil, ao invés de outros casos na América Latina que vêm suscitar preocupação crescente", referindo-se explicitamente à Venezuela, afirmando de seguida que "o Brasil e o seu Presidente têm de pugnar pela afirmação dos seus valores e dos seus interesses nacionais ou latino-americanos pela via democrática, pelo diálogo, pela concertação multilateral, pelo respeito pelos Direitos fundamentais".
O Deputado português considera por isso que "o Brasil e Lula da Silva são hoje parceiros indispensáveis no contexto global." A UE tende a eleger, cada vez mais, o Brasil como parceiro/interlocutor privilegiado nas Relações com a América latina, sobretudo pela partilha e similitude dos valores democráticos, pelos direitos humanos e pelo desenvolvimento sustentável.
A terminar e em nome do PPE-DE, o maior Grupo Político no Parlamento Europeu, João de Deus Pinheiro saudou o Presidente Lula da Silva dizendo-lhe "como é bem vindo" e sobretudo que "pode connosco para dar vida e resultados à parceria ora decidida e que estreitará mais, e mais, as Relações entre a UE e o Brasil."