Lucas Pires e o seu contributo na construção europeia lembrado pelo Grupo PPE-DE

Francisco Lucas Pires foi durante doze anos, de 1986 até à sua morte em 22 de Maio de 1998, um dos mais destacados deputados do Grupo PPE e do Parlamento Europeu. No próprio dia em que faleceu, representara o Parlamento Europeu como Vice-Presidente nas cerimónias de inauguração da Exposição Universal de Lisboa - Expo 98.

João de Deus Pinheiro, Vice-Presidente do Grupo PPE-DE, evocou Francisco Lucas Pires dizendo que "foi no Parlamento Europeu, seguramente um dos mais lídimos embaixadores do nosso país, mas foi também, na vida política e académica uma das personalidades mais marcantes do último quarto do século XX, legando uma obra que é hoje actual, tal era a profundidade e solidez do seu pensamento e capacidade de análise e previsão". "Jamais passou despercebido e teve intervenções muito importantes, enquanto membro da Comissão dos Assuntos Institucionais de que foi vice-presidente, nos processos de reforma que se traduziram nos Tratados de Maastricht e de Amesterdão".

A sua acção doutrinadora e de comunicação está viva na memória de todos os que tiveram o privilégio de ouvir os seus discursos, de acompanhar as suas intervenções, mas também nos escritos que marcaram os doze anos da sua perseverante acção em prol da Europa política.

O Grupo do PPE-DE ocupará o seu lugar na homenagem que lhe é prestada na Universidade de Coimbra no dia 31 de Maio, com gratidão e muita saudade.

     Página especial: http://www.epp-ed.eu/Press/peve08/eve029_pt.asp