Foi um fim-de-semana de grande mobilização popular, com muito convívio e animação intensa. Milhares de pessoas estiveram na praia da Apúlia e participaram na I Festa da Europa promovida pelo Eurodeputado José Manuel Fernandes. Um evento que serviu para evidenciar a riqueza das tradições e da cultura do Minho, assumindo-se simultaneamente como um espaço didáctico e de sensibilização da população para as questões europeias.
O sucesso da iniciativa foi realçado por José Manuel Fernandes, dando conta da diversidade de iniciativas e do interesse manifestado pelo cidadão comum. Durante dois dias, a Festa da Europa proporcionou grandes momentos de folclore, concertinas e música variada, a par de um debate sobre a Europa e um encontro de líderes políticos e autárquicos do Minho.
Ao longo dos dois dias do evento, milhares de pessoas passaram pelo espaço de informação e divulgação sobre a União Europeia, montado no recinto do evento e dotado de diversas publicações do Partido popular Europeu e do Parlamento Europeu.
Numa iniciativa inédita, José Manuel Fernandes abriu a Festa com um festival de folclore, com milhares de pessoas a assistir às actuações do Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, do Grupo Folclórico de Vila Verde, do Grupo Danças e Cantares de Pêrre (Viana do Castelo), do Grupo Folklorico ‘Alto Aragón’ de Jaca (Saragoça, Espanha).
Um debate sobre ‘Europa: um espaço de oportunidades’ antecipou uma noite intensa, com um jantar de líderes partidários e autarcas que contou com a participação do vice-presidente do PSD, Marco António Costa, enquanto na praia da Apúlia se juntavam mais de uma centena de tocadores de concertina de todas as idades para um espectáculo memorável e que se estendeu pela madrugada dentro, com milhares de pessoas num ritmo de grande festa.
Na tarde de domingo, a Praça dos Sargaceiros da Apúlia, onde estavam também barraquinhas de comes e bebes servidas por pescadores e associações locais, voltou a encher para assistir a um espectáculo promovido pela Rádio Voz do Neiva, com mais de uma dezena de artistas musicais que se revezaram na subida ao palco ao longo das cerca de seis horas.