PAULO RANGEL JUNTA PRIMEIRO-MINISTRO DA LETÓNIA E JOVENS DEPUTADOS DOS 27, NO PORTO

O Vice-Presidente do Grupo PPE e Deputado ao Parlamento Europeu, Paulo Rangel, anfitrião deste evento, convidou o Primeiro-Ministro da Letónia, Valdis Dombrovskis, para um jantar debate sobre os desafios que se apresentam para a retoma económica europeia.

Dombrovskis foi Deputado europeu e um dos fundadores do Young Members Network. Estará no Porto no dia 30 de Outubro.

Os trabalhos da reunião irão decorrer no Palácio da Bolsa e a sessão de abertura terá lugar às 18 horas de dia 29, quinta-feira, com uma intervenção do Vice-Presidente do Grupo PPE, Paulo Rangel sobre o “Parlamentarismo na Europa: novas formas de colaboração após a ratificação do Tratado de Lisboa.”

Do programa destacamos ainda as participações do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Rio, que fará uma intervenção no jantar do primeiro dia de trabalhos e do Presidente da Fundação de Serralves, Dr. António Gomes de Pinho.

Neste encontro participarão também jovens Deputados portugueses da Assembleia da República, do PSD e do CDS/PP.

Paulo Rangel, responsável pelos Parlamentos Nacionais na Direcção do PPE, a maior família política europeia, lembra que a "A principal finalidade desta rede jovem é criar laços de conhecimento e de afinidade social entre aqueles que, dentro de 10 ou 20 anos, serão os principais quadros e líderes dos partidos europeus. É muito importante que se crie desde já uma solidariedade e amizade entre aqueles que são o PPE de amanhã”. Lembremos que o actual primeiro-ministro sueco e actual presidente do Conselho Europeu foi presidente do YEPP (a juventude do PPE) e que o actual primeiro-ministro da Letónia fez parte da rede de jovens parlamentares."

Para Paulo Rangel, o Tratado de Lisboa vem “reforçar (e reforçar muito) o interesse e a utilidade - eu diria mesmo, a necessidade - destes nossos encontros. Na verdade, o chamado Tratado Reformador revoluciona as relações entre a União Europeia e os parlamentos nacionais e, em especial, entre o nosso parlamento - o Parlamento Europeu - e os parlamentos nacionais.” De resto, o referendo e a probabilidade de entrada em vigor do Tratado de Lisboa será um dos temas fortes da cimeira de líderes parlamentares do PPE, que terá lugar em Bruxelas a 16 e a 17 de Novembro.

Segundo Paulo Rangel, "O objectivo principal destes encontros é fazer com que o PPE e os partidos nacionais do PPE antecipem a dinâmica e a cooperação prevista no quadro de Lisboa. Ou seja, quando o Tratado entrar em vigor - assim que se ultrapasse o impasse checo - nós, partidos do PPE e o próprio PPE, já devemos estar numa "velocidade-cruzeiro". Como se diz na Fórmula 1, já devemos ter completado a "volta de aquecimento" e já devemos estar na "pole position" da grelha de partida."