A reunião, realizada a pedido do Comissário, serviu para fazer um ponto da situação sobre o acordo-quadro entre a Comissão e Parlamento, a ser negociado em Janeiro.
Paulo Rangel é o relator do Parlamento Europeu sobre o acordo-quadro "Framework Agreement". Trata-se de um acordo que tem uma importância decisiva depois da entrada em vigor do Tratado de Lisboa. Em cima da mesa da reunião entre o Deputado europeu e o Comissário indigitado esteve ainda a relação das instituições europeias com os parlamentos nacionais.
Paulo Rangel é o vice-presidente do grupo PPE com o pelouro das relações com os parlamentos nacionais tendo neste contexto apresentado recentemente a iniciativa "Agenda27" (proposta de instituição de um debate sobre o estado da União a decorrer em simultâneo nos países da UE). No final do encontro Paulo Rangel mostrou-se satisfeito e sublinhou que o novo Comissário mostrou uma visão que "valoriza muito o Parlamento Europeu e os parlamentos nacionais no quadro actual do Tratado de Lisboa."