Precisamos de uma Europa mais Solidária

No debate sobre o Estado da União, que decorreu hoje em Estrasburgo, Carlos Coelho afirmou a “necessidade de mais solidariedade” e destacou “a necessidade de agir especificamente para proteger as crianças não acompanhadas que chegam à nossa costa”.

Os dados disponíveis mostram que, em 2015, pelo menos 90.000 menores não acompanhados entraram na Europa. E este ano já foram contabilizadas, segundo a Europol, mais de 10.000 crianças desaparecidas no nosso continente.

Carlos Coelho afirmou “temos muitos milhares encurralados na Grécia. Não esqueçamos essas crianças também.”

Para o Deputado Carlos Coelho “é necessária uma abordagem europeia coordenada para o conflito na Síria. Mas se é certo que só assim começaremos a tratar dos problemas na sua origem, parece-me pouco crível que um novo fundo venha resolver alguma coisa”.

Nesse sentido, Carlos Coelho questionou:

“Quanto do prometido conseguimos já amealhar para o fundo fiduciário para África?

Quanto do prometido no malfadado acordo com a Turquia conseguimos amealhar?”

Carlos Coelho finalizou a sua declaração afirmando “pouco, muito pouco se tem conseguido amealhar” defendendo a necessidade “de se exigir aos Governos nacionais que honrem os seus compromissos e ressalvando que “a Comissão Europeia não se pode demitir do seu papel apenas lançando propostas para a mesa”.