Prémio Sakharov 2000: PSD apoia ''<I>Basta Ya</I>''

O Vice-Presidente do Parlamento Europeu José Pacheco Pereira, em nome dos Deputados do Partido Social Democrata, apoiou hoje na Comissão dos Negócios Estrangeiros, em Bruxelas, a candidatura da plataforma cívica "Basta Ya" ao Prémio Sakharov 2000.

O Prémio Sakharov é um galardão instituído pelo Parlamento Europeu para premiar anualmente uma personalidade ou instituição que se tenha particularmente distinguido na luta em prol dos Direitos do Homem ou da liberdade de expressão. Recorda-se que, em 1999, o Parlamento Europeu atribuiu o Prémio Sakharov a Xanana Gusmão.

Ao apoiar a candidatura de "Basta Ya", José Pacheco Pereira salientou "a acção desta plataforma cívica na luta contra a intolerância, o fanatismo, o ódio e o terrorismo da ETA e referiu a completa intransigência dos Deputados do PSD face a qualquer contemplação com os atentados terroristas da ETA, que infelizmente encontraram uma cobertura incomodada em Portugal em algumas personalidades do Bloco de Esquerda".

(na foto a Presidente do Parlamento Europeu, Nicole Fontaine, entrega o Prémio Sakarov a Fernando Savater que representa o movimento cívico BASTA YA)