O Eurodeputado do PSD, José Silva Peneda acusa o Ministro do Ambiente, Nunes Correia de faltar mais uma vez à verdade sobre o QREN. Recorde-se que ainda há dois dias o Ministro Nunes Correia atirou a responsabilidade dos atrasos no QREN para a Comissão Europeia, por tardia definição das Perspectivas Financeiras para 2007-2013, e por atrasos também na preparação dos regulamentos de suporte à execução do QREN.
Silva Peneda, que está em Paris integrado numa delegação do PPE que ontem se encontrou com o Presidente francês Nicolas Sarkosy, recorda que o governo prometeu, através de Resolução de Conselho de Ministros, que o QREN estaria operacional em Janeiro de 2007. Estamos em Julho de 2008 - passou um ano e sete meses - e "não se investiu, até agora, um só euro do QREN."
Segundo o Deputado do PSD, o governo, "em vez de dar uma explicação às empresas e aos portugueses em geral sobre as razões de tão escandaloso atraso, tenta agora atirar para a Comissão Europeia a total responsabilidade desse facto, que só se deve, como tantas vezes tenho chamado a atenção, à incompetência do Governo. Segundo Silva Peneda, "é por estas e por outras que muitos europeus não acreditam na UE", pois "na boca dos governos o que é bom é mérito nacional, mesmo que sejam obras financiadas a 100 % por Bruxelas, e o que é mau é culpa de Bruxelas, mesmo, como é o caso, quando se trata de manifesta incompetência do Governo."
"Com estes tipo de acusações, o governo tira a água do capote de forma cobarde e irresponsável, culpando outros por factos só a si dizem respeito."
Veja a edição sobre o atraso no QREN em http://www.silvapeneda.org/docs/QREN.pdf
Com esta "irresponsabilidade é impossível aproximar os cidadãos da UE" desabafou Silva Peneda.