A Deputada do PSD Regina Bastos afirmou hoje, em Estrasburgo, que "o combate contra as discriminações de que são vítimas as pessoas com deficiência tem vindo a ser cada vez mais reforçado a nível europeu e nacional e que a adopção do Plano Europeu para as pessoas com deficiência foi um passo essencial nesta matéria".
Para Regina Bastos, "contudo, a igualdade de tratamento e de oportunidades não lhes é ainda garantida em todos os aspectos da vida".
A Deputada social democrata defendeu que "os resultados obtidos devem ser consolidados mediante iniciativas políticas e legislativas adequadas. Assim, o Plano Europeu deveria conter uma Directiva contra a discriminação coma base na deficiência, directiva essa que deveria ser aplicável em todas as políticas da competência da União Europeia. Por outro lado, os Estados-Membros devem transpor toda a legislação aplicável sobre esta matéria e desenvolver o intercâmbio de boas práticas".
Regina Bastos defendeu ainda que deve "ser melhorado o acesso às tecnologias de informação e às áreas públicas edificadas, assim como aos serviços de qualidade que favoreçam a independência das pessoas com deficiência", e salientou a importância "de melhorar a situação de cerca de 50 milhões de cidadãos da União Europeia alargada que se encontram nesta situação".