SÉRGIO MARQUES INTEGRA DELEGAÇÃO DO PARLAMENTO EUROPEU EM VISITA À AFRICA DO SUL

Num momento particularmente importante, em que ocorrem significativas alterações na cúpula do Estado, com a recente substituição de Thabo Mbeki por Kgalema Motlanthe que ficará interinamente como Presidente da República até às eleições de Abril de 2009, esta visita adquire ainda contornos mais relevantes no sentido de os Deputados Europeus perceberem a realidade actual do país.

O Programa que se iniciará com um Jantar com a Delegação da Comissão Europeia, inclui várias actividades ligadas a áreas tão diversificadas como Ambiente, Boas Práticas Governativas, Tecnologia, Economia, Vinicultura e a visita ao Museu de Robben Island (antiga penitenciária onde Nelson Mandela esteve detido). Terão lugar também reuniões com o Instituto para a Democracia na África do Sul, o Liaison Office para as relações com o Zimbabué, e autoridades francesas em representação da Presidência da UE.

Do programa constam visitas a alguns projectos que estão a ser executados com apoio de Fundos Europeus no âmbito do Programa de Cooperação para o Desenvolvimento estabelecido entre a UE e a África do Sul. Neste quadro, Sérgio Marques tem alertado para "a importância da ajuda europeia dar prioridade a projectos que possam contribuir para o reforço da Segurança naquele país, através do reforço do sistema policial, judiciário e penitenciário."

Depois do encerramento em que a Delegação reunirá com analistas e think tanks sul-africanos, Sérgio Marques terá ainda um jantar com a Comunidade Portuguesa na África do Sul. O Deputado Português procurará "analisar o sentimento dos nossos conterrâneos nesta fase especialmente sensível, perceber as suas expectativas e preocupações e também informar dos resultados da visita."